O direito ao território poderia ser compreendido como apenas mais um dos direitos pelos quais os povos indígenas tanto lutam para que sejam consolidados na prática, mesmo estando garantidos na legislação. Porém, esse direito é reconhecido como garantidor do acesso aos demais direitos e fortalece a identidade étnica, os modos de vida próprios e, especialmente, o direito à vida em si.
Para além da compreensão do território como espaço delimitado de terra, os povos indígenas trazem consigo outra noção de território, como local “onde está conectada, intrinsicamente, sua forma de estar no mundo com outros domínios da vida”. O caderno da Semana dos Povos Indígenas 2022 tem como propósito apresentar essa compreensão e mostrar que ter o direito ao território garantido é caminhar em direção à vida digna, não somente para as pessoas indígenas, mas para todas as formas de vida que habitam este espaço.
Há mais de vinte anos, o COMIN produz, anualmente, o caderno da Semana dos Povos Indígenas, tendo sua distribuição e divulgação no primeiro semestre de cada ano. O material é elaborado de forma a contribuir no conhecimento da realidade e diversidade dos povos indígenas e na superação do racismo contra pessoas indígenas.
Para ler, clique no quadro abaixo. Para descarregar, vá para Arquivos para download.
Para ver os vídeos sobre Ideias para o trabalho docente, vá até a Midiateca.