A CRIAÇÃO DO COMIN EM 1982
O COMIN, Conselho de Missão entre Povos Indígenas, foi criado em setembro de 1982. Entre os objetivos para sua criação consta: ser um fórum de discussão e reflexão em torno da temática indígena; definir linhas de trabalho da IECLB para atuação junto aos povos indígenas; preparar subsídios para o Conselho Diretor em assuntos referentes a questão indígena.
Deste primeiro conselho fizeram parte os pastores Friedrich Gierus (Presidente) João A. M. da Silva (Secretário) , Arnildo Wilbert e Edson Streck e os leigos Sighart Hermany e Normélio Krampe.
Este conselho se reuniu pela primeira vez nos dias 09 e 10 de dezembro de 1982 para refletir sobre os objetivos e atribuições que lhes cabiam como COMIN.
Veja, abaixo, a íntegra da notícia do Jornal Evangélico de janeiro de 1983 sobre a reunião deste Conselho.
Conselho de Missão entre Índios teve primeiro encontro
Ser um grêmio de discussão e reflexão em torno da questão indígena em geral; definir linhas de trabalho da IECLB para a atuação junto aos índios; preparar subsídios para o Conselho Diretor em assuntos referentes à questão indígena. Estes são alguns dos objetivos do novo Conselho de Missão entre Índios, da IECLB.
Existindo oficialmente a partir de setembro, quando homologado pelo Conselho Diretor, este conselho missionário se reuniu pela primeira vez de 9 a 10 de dezembro de 1982. Indicados por um período de quatro anos, dele fazem parte os pastores Friedrich Gierus (presidente), João A. M. da Silva (secretário), Arnildo Wilbert e Edson Streck, e os leigos Sighard Hermany e Normélio Krampe.
Convocada pelo pastor Helmuth Burger, secretário de Missão da IECLB, a reunião do Conselho da Missão entre Índios em dezembro teve como item principal de sua agenda a discussão em torno dos seus objetivos e das atribuições que lhe cabem.
Como afiançam João Artur e Edson, o conselho também já ensaia um intercâmbio de solidariedade com outras entidades para apoio mútuo. Um dos aspectos importantes que envolve o novo grêmio é que passa a existir oficialmente na IECLB um grupo que se preocupa com o índio, já que este assunto é uma das cinco prioridades da IECLB, lembra João Artur. O Conselho de Missão promete se empenhar para que o índio continue sendo uma das prioridades da Igreja.
(Jornal Evangélico – janeiro 1983 )