A abertura do Encontro conseguiu sintonizar os jovens com a proposta de partilhar sonhos, confiança na generosidade de Deus e de cuidar da unidade que Deus cria. Essa comunhao que torna vivas as comunidades, pessoas, espaços, encontros. Os alimentos doados pelos jovens foram levados ao altar para comunicar o compromisso com a partilha e a diaconia. Depois do encontro serão doados a Associação ALVO da Paróquia de Rio Claro. A BANDANA, um tecido em forma de tira com 80 cm de cumprimento, foi apresentada como símbolo do vínculo com os objetivos do Encontro e como meio para fortalecer a amizade e tecer a lembrança do encontro.
Os 170 jovens gostaram do local e não se deixaram intimidar com a chuva. A organização do encontro doou uma capa de chuva para cada participante. Pelo contrario a temperatura amena ajudou a criar comunhão e integração.
A excelente organização do encontro facilita a convivência e as dinâmicas desenvolvidas. Chamou a atenção os bons temas das oficinas e a opção voluntária dos assessores.
O estudo do tema do ano da nossa IECLB: Comunidade JOVEM Igreja Viva com o lema de Jeremias 5.1a “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci”, introduzido na manhã do segundo dia, despertou os jovens para o estudo e partilha de opiniões. O Catequista Edson Ponick, convidado para facilitar a conexão dos jovens com o tema do Encontro, com maestria envolveu todos numa dinâmica em que cada um, cada uma, tornou-se protagonista de opinião, diálogo e partilha.
A tarde foi desafiadora. Após as oficinas – interação com vários temas: teatro, técnicas de dinâmica, comunicação e mídia, sexualidade e internet, dança litúrgica, Bíblia e outras – todos aceitaram o convite da organização para participarem de uma gincana. Surpreendentemente todos participaram e assumiram tarefas difíceis, tais como: atravessar em equipe o lago, pescar sem equipamentos normais de pesca, atividades na chuva e outros desafios...
Na noite desse segundo dia celebraram, apresentaram atividades, alegrias e desafios dos seus diversos contextos. Antes da hora do silêncio participaram ainda da dinâmica da “fogueira”, apesar da chuvinha intermitente.
Essa juventude das comunidades do Sínodo Sudeste surpreende e desperta lideranças e Ministros com Ordenação para prestar atenção...