Deus chama todas as pessoas para viver uma vida nova e agradável em comunhão com todo o seu povo. Os jovens representam um contingente significativo de pessoas nas comunidades.
O espaço comunitário se abre para a presença e a participação da juventude. Jovens encontram-se para celebrar, orar, estudar a palavra de Deus e debater temas relevantes para a fé e a sua relação com a sociedade e o mundo.
Nas comunidades encontram orientação e motivação para seguir nos passos da fé. Ministros ordenados e ministras ordenadas acompanham jovens em suas crises existenciais e por meio do diálogo e da conversação ajudam no processo de educação cristã contínua, incentivando os jovens a testemunhar a sua fé e colocar seus dons a serviço da causa de Deus.
Nas comunidades jovens criam novas amizades, cultivam relações saudáveis e despertam para o exercício de liderança.
Nas comunidades se encontram para lazer e entretenimento, praticam esportes e desenvolvem atividades culturais, artísticas e musicais.
Nas comunidades são despertados para o engajamento em causas da sociedade civil e para o envolvimento com movimentos e organizações que procuram promover paz e justiça, dando passos importantes para exercício da cidadania.