‘‘Pois Nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos nossos poetas têm dito: porque Dele também somos geração.’’
Atos 17.28
Um cestinho de temperos. Assim podemos definir a primeira reunião ordinária, deste ano, do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE), que aconteceu entre os dias 15 e 17 de março de dois mil e treze, no acolhedor Lar Luterano de Retiros, em Curitiba/PR, sínodo Paranapanema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Foram dias de intensa reflexão e dedicação, em que cada jovem acrescentou um sabor diferente na elaboração de um variado cardápio de dons, ideias e experiências, para traçar metas de atuação da Juventude Evangélica na IECLB, sem esquecer de olhar para além de nossos muros.
Atendendo ao chamado da Escritura Sagrada, de sermos testemunhas de Cristo e profetas que denunciam as injustiças provocadas pelo desamor, refletimos, avaliamos e delineamos ações da JE em nossa Igreja e na sociedade. Por esses motivos, ficou o sentimento de realização em poder contar com a presença das pessoas jovens representantes de todos os Sínodos, algumas acompanhadas de suplentes, equipe de orientação teológica completa, representantes da Secretaria Geral, bem como participação do Pastor Sinodal do sínodo anfitrião e seu respectivo Vice, e, ainda, a Pastora Sinodal do sínodo da Amazônia.
Percebemos que desde a última reunião, no segundo semestre do ano de dois mil e doze, grandes e firmes passos foram dados no que se refere à ocupação e representação jovem em diversos espaços na IECLB e na Ecumene. Além de analisar a caminhada realizada, e com grande motivação pelos seus resultados, olhamos à frente, planejando a continuidade dessa, e, ainda, visualizamos os passos iniciais a serem dados em prol da organização do XXII Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) e 8º Fest’Art, a ser realizado no Sínodo da Amazônia, cidade de Espigão do Oeste/RO, em julho de 2014.
Em nosso caminhar, até o presente momento, constatamos que agregamos inúmeros temperos ao grupo. Diferentes ideias e opiniões, que só servem para fortalecer e representar ainda mais a diversidade de realidades, especiarias, que temos em nossa IECLB. Com todas as diferenças e particularidades, fazemos parte de uma mesma geração, a geração JE. Geração ativa, que por Deus foi gerada e Nele vive, se move e existe, e assim, gera ações que dão sabor e aromas, não só em nossa Igreja, mas em diversos âmbitos e lugares, somos “GerAção JE no mundo”.
Fraternalmente,
Conselho Nacional da Juventude Evangélica
Curitiba, 17 de março de 2013