Os grupos da Juventude Evangélica do Sínodo Vale do Taquari reuniram-se na Casa Sinodal no dia 27 de abril para a 4ª. edição do Passa-Dia, para comemorar o Dia Nacional da Juventude Evangélica que transcorreu no último dia 21 de abril. A coordenação sinodal da Juventude preparou um dia cheio de novidades, iniciando com a recepção sob o guarda-chuva, com o nome das pessoas, que abrigava da chuva artificial.
A palestra sob o tema do ano “Ser, participar, testemunhar – eu vivo comunidade” foi proferida pelo P. Leonídio Gaede, coordenador de formação do Sínodo. Através de dinâmicas mostrou a importância do relacionamento com as outras pessoas para formar comunidade. Na Comunidade não escolhemos as pessoas, mas nos unimos com aquelas que estão no mesmo caminho, sob a mesma fé. A dinâmica com os diversos tecidos, previamente distribuídos, que serviram como colchão, que vedaram os olhos, que uniram as duplas, que formaram um só grande painel, unidos por barbantes, que contou com a contribuição de cada pessoa. É assim, com a contribuição de cada individualidade, é que formamos comunidade. Cada pessoa fez a afirmação própria: “Eu vivo Comunidade – eu estou dentro”. “Há uma diversidade de pessoas, coloridas, que formam uma unidade”, testemunhou Rodolfo, da coordenação nacional da JE, prestigiando o encontro. “Unindo-nos em comunidade, podemos viver sob a mesma tenda, e não estamos sozinhos”, concluiu o P. Zeca.
Rodolfo coordenador do Conaje,da Comunidade Matriz de Porto Alegre, Martina, vice-coordenadora, da Comunidade de Candelária e Marta,secretária, da Comunidade de Blumenau, apresentaram um pouco da estrutura nacional da JE e daIECLB. Enfatizaram a importância do Congresso Nacional da JE (Congrenaje), apontando para ele como o pulmão da juventude nacional, que acontece a cada dois anos, sempre durante cinco dias.Convidaram para o próximo Congrenaje que acontecerá em julho de 2014 em Espigão do Oeste – Rondônia, sob o tema “Geração JE no mundo” e lema de At 17.28. É importante que desde agora cada um comece a economizar recursos para possibilitar a participação. Inda fez referência ao símbolo da JE, que completa 25 anos em 2013: o globo é dividido em um quadrante, que contem as letras JE, o símbolo da IECLB, recorte de pessoas. Ele quer lembrar que há discriminação e injusta distribuição das riquezas. É compromisso da JE da IECLB engajar-se em mudar este quadro.
O almoço, organizado pelos próprios jovens, deu uma pausa ao programa. Na sequência, organizados em quatro grupos, o desenvolvimento das brincadeiras aconteceu em forma de gincana, tendo como objetivo a integração dos jovens provenientes das diversas comunidades.