No dia 8 de junho de 2005, a Comissão de Pós-Graduação do IEPG homologou o nome de 37 candidatos ao Mestrado Profissionalizante em Teologia - Educação Comunitária com Infância e Juventude (MPE) - , que obtiveram a aprovação no Exame de Seleção efetuado nos dias 26 e 27 de maio. A procedência dos candidatos é bastante diversificada, com pessoas que vêm tanto de regiões mais distantes, como Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Goiás, como da região metropolitana da Grande Porto Alegre. Em termos de formação, encontram-se pessoas das áreas da Psicologia, Pedagogia, Teologia e Filosofia, entre outras.
No dia 4 de julho de 2005, iniciam as atividades deste curso de Mestrado na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo/RS. O encerramento do primeiro módulo está previsto para o dia 4 de agosto de 2005.
Promoção:
Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia (IEPG), da Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul - Brasil
Parcerias do curso:
Departamento de Educação (DEPED) da Escola Superior de Teologia;
Departamento de Catequese da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
Departamento Nacional para Assuntos da Juventude (DNAJ), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Objetivos:
a) Qualificar e aperfeiçoar profissionais na perspectiva da educação continuada.
b) Formar profissionais pós-graduados aptos para atuar na elaboração de novos conhecimentos e processos no campo eclesial de formação continuada na fé.
c) Qualificar agentes de educação comunitária que atuam em elaboração, gestão e avaliação de programas e projetos na área das políticas sociais para infância e juventude.
d) Formar agentes de educação comunitária para assessorar, gerenciar e avaliar projetos e ações no campo da educação cristã para infância e juventude.
O Mestrado Profissionalizante em Teologia - Educação Comunitária com Infância e Juventude - destina-se a portadores de diploma superior que pretendam qualificar-se neste campo profissional e titular-se nesta área de concentração.
Nas diferentes igrejas existem espaços e contextos educativos da educação comunitária onde atua um elevado número de pessoas como educadoras voluntárias. O investimento na capacitação teórica e metodológica destas pessoas em nível do mestrado profissionalizante representa, por um lado, um compromisso com a qualidade do ensino e dos projetos de socialização oferecidos pelas igrejas e, por outro lado, um compromisso com a própria formação continuada desses profissionais.
Nessa perspectiva, os/as profissionais titulados pelo Curso poderão atuar profissionalmente em Igrejas, bem como realizar trabalho autônomo e/ou em instituições do setor privado, como empresas, escritórios de planejamento e assessoria; do setor público, como ministérios, secretarias, empresas estatais; e do terceiro setor, como organizações não-governamentais (ONG’s), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP’s), outras organizações filantrópicas e fundações.