Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Conselho Nacional da Juventude Evangélica
São Leopoldo, 23 de agosto de 2015.
‘‘Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. [...] Criou Deus, pois, o homem a sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
(Gênesis 1. 26-27).
Criadas à imagem e semelhança de Deus, somos pessoas chamadas, todos os dias, a reconhecer e respeitar a multiformidade da Criação. Permeadas por essa reflexão, pessoas jovens representantes dos dezoito sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), juntamente com a equipe de orientação teológica e representantes da Secretaria Geral, reuniram-se entre os dias 21 e 23 de agosto, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, no Sínodo Rio dos Sinos.
Perante a consciência da diversidade foi possível dialogar e perceber o quanto há crescimento quando se está em contato com a outra pessoa. Levando em consideração alguns aspectos da atual conjuntura do país, na qual as pessoas jovens estão inseridas, evidenciou-se a relevância de abordagens relativas ao tráfico de pessoas, à intolerância perante a diversidade, às desigualdades sociais e à comercialização da salvação, subtemas esses, gerados para ir ao encontro dos anseios dos/as jovens em relação à sociedade e a sua espiritualidade, a partir do tema do XXIII Congresso Nacional da Juventude Evangélica: “Pela Graça, (não) temos valor!”.
Vivemos em uma sociedade que categoriza, cria padrões e rótulos e, consequentemente, desumaniza o sujeito. No amor de Cristo valorizamos o outro e a outra em sua integridade. Como jovens luteranos e luteranas defendemos o direito da vida e da criação. O amor em sua horizontalidade exerce o cuidado. Embora olhemos o outro e a outra pelo seu vestir, raça, gênero, orientação sexual, estatura, Deus olha o coração.
Diferentes fisicamente, mas iguais em dignidade. Merecedores e merecedoras das mesmas oportunidades, do mesmo amor, do mesmo cuidado e do mesmo respeito. Nessa certeza e na convicção de propagar o amor de Cristo através das atitudes geradas na sociedade, cada pessoa foi convidada a retornar para o seu sínodo e gerar ações com o intuito de motivar a participação na comunidade, na vida em sociedade e no CONGRENAJE, um espaço de vivência da fé, respeito mútuo e prática de justiça e paz.
Em Cristo,
Conselho Nacional da Juventude Evangélica.
Leia também: Manifesto do Conselho Nacional da Juventude Evangélica sobre Maioridade Penal