CARTA MENSAGEM DO XXIV CONGRENAJE
“Caminhemos de braços dados, semeando a palavra de Deus!
Ele mesmo que anima seu povo para agir e com força lutar”.
(Música tema do Congresso Nacional da Juventude Evangélica 2018)
Nós, Juventude Evangélica da IECLB, partilhamos, entre os dias 22 e 27 de julho, uma semana de intensa comunhão na vivência do XXIV Congrenaje na cidade de Teutônia/RS. Foram 18 sínodos, representados por mais de 1650 pessoas, entre jovens participantes, ministros e ministras, além de voluntários e voluntárias, famílias, expositores e expositoras, assessorias e comunidade local. Foi um tempo de reafirmar nosso papel enquanto juventude da IECLB que se compromete com a garantia da vida em abundância para todas as pessoas, sem distinção.
A partir da reflexão feita, reconhecemos que o presente e o futuro nos trazem insegurança, nos causam medo. Não aceitamos a realidade a nossa volta, assim como ela está. Direitos têm sido ameaçados, especialmente neste ano, no qual lembramos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Há tantas pessoas com fome, mal vestidas, sedentas, doentes, refugiadas, presas, discriminadas e injustiçadas, cujas vidas precisam ser incessantemente defendidas também por nós, com ações de empatia, amor e acolhimento.
Cristo, como bom pastor que busca pela centésima ovelha, é nosso maior exemplo e nos convida a exercer misericórdia. Afinal, Ele mesmo nos afirma e convida: “Todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar (Mateus 25.45b)”. Enquanto pessoas jovens luteranas, somos chamadas e motivadas pelo próprio Deus - por meio do seu amor e da sua graça -, a sermos profetas dos dias atuais, denunciando toda e qualquer forma de injustiça, de ódio e de preconceito.
Por isso, nós reafirmamos: vida digna também é nosso compromisso.