Desde segunda-feira, 24, têm chegado à São Leopoldo delegações das igrejas luteranas da Améria do Sul para participar do Fórum Social Mundial. Em torno de 30 pessoas da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile são esperadas. A Juventude da IECLB tem recepcionado as delegações na rodoviária de Porto Alegre e encaminhado para os alojamentos na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo.
Os parceiros sul-americanos têm demonstrado disposição para conhecer a realidade brasileira, debater diversos assuntos que estão na pauta do FSM como lutar contra a globalização, promover a paz e dignidade humana e preservação do meio ambiente e recursos naturais.
A delegação composta pelas Igrejas Evangélica do Rio da Prata, Evangélica Luterana Unida e Reformada Argentina reuniram-se ao longo dos últimos dois anos para pensar sua participação nesta edição do FSM. Astrid Hardtke, Coordenadora Geral da Juventude da IERP, conta que o grupo tem discutido propostas nas áreas da economia e meio ambiente e que vem aberto para conhecer novas propostas e levá-las a seus países.
Na opinião de Doris Stauber, jovem argentina, “o Fórum Social Mundial é muito interessante pois podemos conhecer novas idéias e propostas, além de intercambiar idéias que possamos colocar em prática em nossos países”.
Fonte: CONAJE