A reflexão sobre práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação constante do meio ambiente e do seu ecossistema em favor da geração de lucros, põe em foco algumas palavras como, sustentabilidade e responsabilidade social.
CRIATITUDE – Rumo à Rio+20 trata-se de um projeto do Conselho Nacional da Juventude da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (CONAJE - IECLB), com o apoio da Federação Luterana Mundial (FLM) e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).
O projeto facilitou a participação de jovens da IECLB na Cúpula dos Povos da Rio+20, realizado em 16 a 21 de Junho de 2012, no Rio de Janeiro, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa procurou dar continuidade ao Criatitude – Jovens pelo Cuidado com a Criação e culminou com a implementação de projetos regionais sobre eco-justiça e oficinas para o Congresso Nacional da Juventude Evangélica em 2012.
O evento oportunizou o desenvolvimento de lideranças e a promoção do protagonismo juvenil. As pessoas que participaram desse projeto vivenciaram conexões entre realidades locais e questões políticas globais, incidência, meios de promoção de impacto positivo, sustentabilidade, protagonismo juvenil e eco-justiça.
Na Cúpula dos Povos diferentes parceiros ecumênicos trabalharam juntos no objetivo de buscar um consenso em torno do tema da justiça social e ambiental, contra a mercantilização da natureza e da vida, e a utilização responsável de recursos comuns. Além de facilitar a comunicação, o encontro promoveu a construção e a coordenação de ações comuns, entre as diferentes iniciativas.
As atividades se concentraram no espaço Religiões por Direitos da Cúpula dos Povos, onde a juventude teve uma tenda. Merece destaque a participação do grupo na Caravana Ecumênica da Juventude, promovida pela FEACT Brasil e realizada pela Rede Ecumênica da Juventude (REJU), com o apoio de outras organizações ecumênicas.
Jovens têm potencial para mudança e podem desempenhar papel estratégico na construção de um mundo com desenvolvimento sustentável. A partir de uma educação ambiental crítica e inovadora é possível construir e trabalhar para reverter a realidade. Jovens são o futuro e também o presente da nossa sociedade, são protagonistas da nossa comunidade. Ser jovem luterana e jovem luterano é acreditar que as ações que promovemos, a fim de construir um mundo mais justo e sustentável, advêm do nosso compromisso com Deus.
Comitê Organizador CRIATITUDE - Rumo a Rio+20