O seminário de lideranças da JE Paranapanema foi realizado com apoio da IECLB e foi dividido em dois momentos: a primeira parte, realizada no primeiro semestre com assessoria do Pastor Dr. Emílio Voigt, trouxe aspectos da liderança a partir da Bíblia. Já a segunda parte, que aconteceu nos dias 07 e 08 de setembro com a assessoria da catequista Juliana Zachow, explorou técnicas e dinâmicas que envolvem a coordenação e continuidade de grupos de jovens nas comunidades e paróquias.
De acordo com a vice-coordenadora da COSIJE, Bárbara Venturini, essa formação era um sonho do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica desde 2013. “Temos a certeza que fizemos a aposta certa e que vamos colher muitos frutos com esse seminário de formação”, diz. Para ela, o apoio ao protagonismo jovem é essencial para levar o amor de Deus para todos os lugares.
Para o coordenador do COSIJE, Walter Eidam, os jovens sentiam necessidade de aprender mais sobre questões pontuais de condução de encontros e atividades. “Percebemos muito potencial nos nossos jovens, mas muitas vezes por medo ou desconfiança, eles ficavam um pouco tímidos e não conseguiam realizar os encontros”, comenta. Walter ressalta ainda que os participantes conseguiram aproveitar o seminário para levar ideias e ações para os diferentes contextos de grupos de jovens.
Odair Braun, pastor sinodal e vice-presidente da IECLB, afirma que a formação é fundamental para o trabalho com jovens. “Nós sabemos que esses jovens também estarão no presbitério e em outros grupos da comunidade e é com a formação que nós estabelecemos a cidadania cristã e o sacerdócio geral de todos os crentes, que precisam ser exercidos por cada um e cada uma de nós”, ressalta.
As duas partes do seminário de lideranças aconteceram na cidade de Ponta Grossa e reuniram cerca de 30 jovens das diferentes regionais do sínodo Paranapanema.