A partir de hoje, 13 de junho, inicia a Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, Brasil. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) irão participar do conjunto de eventos paralelos à Rio +20. Eles foram escolhidos pela Secretaria da Ação Comunitária, da Secretaria Geral da IECLB, para participar do programa Criatitude - Rumo à Rio +20. A proposta procura facilitar a participação de jovens luteranos na Cúpula dos Povos na Rio +20, evento paralelo à Conferência.
A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A ideia é transformar o momento da Rio +20 em uma oportunidade para tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados.
O convite para integrar esta cúpula foi direcionado às organizações e aos movimentos sociais do Brasil e do mundo. O espaço será organizado em grupos de discussão autogestionados, na Assembleia Permanente dos Povos e num espaço para organizações e movimentos sociais exporem, praticarem e dialogarem com a sociedade sobre suas experiências e projetos, chamado de Territórios do Futuro.
No dia 20 de junho acontecerá o Dia da Mobilização Internacional, com manifestações que enviem uma mensagem clara e incisiva para a Rio+20 oficial.
Para maiores informações sobre a Rio+20, acesse aqui o site da Conferência