O Pastor Sinodal Guilherme Lieven visitou os jovens da Alemanha, da Johanniter Jugend, que pela segunda vez vieram morar e trabalhar na Casa Mateus – Mauá-SP. Nos meses de fevereiro e março, além de conviverem com as famílias ligadas aos programas da Casa Mateus, construíram uma “ARENA” para servir aos adolescentes e aos jovens que integram os programas sociais e diaconais.
A Johanniter Jugend é uma grande organização de jovens do Estado Nordrhein-Westfalen – Alemanha. Visitar e atuar em países em desenvolvimento é um dos programas dessa instituição de jovens. No início de 2005 oito jovens conheceram a Casa Mateus e, durante um mês, pintaram as paredes do imóvel e realizaram outros serviços de conservação na Casa Mateus. Neste ano voltaram a Mauá-SP e construíram um espaço para motivar e facilitar a formação cultural dos jovens atendidos pela Casa Mateus.
Durante o programa os jovens convivem por um mês e meio com a realidade de famílias empobrecidas brasileiras. Sem dominar totalmente a língua portuguesa, através de gestos trocam experiências e passam a experimentar o convívio humano marcado por diferenças e realidades muito diferentes. Os jovens alemães estão hospedados em pequenas casas e repartem os espaços com os membros da família. O espírito de solidariedade e de entrega à nova situação impressiona a comunidade do Parque das Américas em Mauá-SP.
Na noite do dia 15 de março o Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste visitou o grupo e o Pastor Stefan Bergner (coordenador do grupo) da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha. Participou de um jantar de integração das famílias com todo o grupo visitante.
A Casa Mateus é uma instituição diaconal, fundada pela Paróquia ABCD em 1980. Ela tem como MISSÃO: promover junto à comunidade local o desenvolvimento de crianças, jovens e famílias em situação de risco social, estimulando e potencializando suas capacidades e dons para o pleno exercício da cidadania. A Casa Mateus está na Rua América do Norte, 259 Parque das Américas, Mauá - SP - Fone/Fax: 4547-3862 e 4547-2971.
A visita e o trabalho solidário do grupo de jovens da Johanniter Jugens invoca muitos ensinamentos. Entre eles os gestos de solidariedade de jovens de outro mundo que optaram em conhecer uma terra estranha, uma realidade nova, desafiadora e diferente, doando-se a ela com coragem e com espírito de reconciliação.
Foto do grupo:Stefan, Johanna, Simon, Milena, Ewelina, Anke ; e da direita abaixo: Nora, Sylvia.