Intercâmbio jovem com a Igreja da Suécia - 2018
Receba jovens da Suécia em sua Paróquia
Jovens intercambistas da Suécia querem se comunicar, trocar experiências, aprender e viver comunidade na IECLB.
Entramos em contato com vocês para motivá-los e motivá-las a receber uma ou duas pessoas jovens da Suécia por um período de 35 a 37 dias em sua comunidade.
Este é o 11º ano que a IECLB participa do programa de intercâmbio com jovens, promovido pela Igreja Luterana da Suécia. Este programa envolve a juventude de igrejas da África do Sul, Tanzânia, Costa Rica, Brasil, Filipinas e Suécia.
O objetivo do intercâmbio é que jovens possam: participar da vida da comunidade, conhecer a missão, as atividades, participar dos grupos e cultos, relacionar-se com pessoas e também compartilhar aspectos de sua igreja de origem. Além disso, conviver com as famílias anfitriãs e conhecer o contexto onde estão.
O intercâmbio é um espaço de formação, aprendizado e envolvimento com outra cultura, outra igreja e outro país. Através de avaliações, percebe-se que o programa é uma experiência que contribui de forma significativa, enriquecendo a vida da comunidade e de jovens participantes, bem como de outras pessoas envolvidas.
O programa de intercâmbio com a Igreja da Suécia divide-se em duas partes:
• A primeira parte acontece quando quatro jovens da IECLB passam três meses na Suécia, geralmente de março a maio.
• A segunda parte se dá com a vinda de quatro jovens da Suécia para o Brasil, que permanecem aqui entre os meses de setembro a novembro/ dezembro.
Abaixo, alguns requisitos para receber jovens intercambistas:
1. Que um Ministro, uma Ministra ou uma liderança da paróquia/comunidade assuma a função de mentoria da intercambista. A responsabilidade da pessoa mentora é de incluir, orientar, supervisionar e acompanhar a pessoa jovem nas atividades no período em que está na comunidade/paróquia. É importante que esta pessoa consiga se comunicar, um pouco, em inglês, ou ter alguém que a ajude na tradução, especialmente no período inicial do intercâmbio. Será solicitada à pessoa mentora, ao final do intercâmbio, uma avaliação para melhorias do Intercâmbio de jovens com a Igreja da Suécia.
2. Que haja uma família disposta a hospedar essa pessoa jovem por mais ou menos 37 dias. Há a possibilidade de dividir este período com mais de uma família. Para a primeira parte do programa, é interessante que algum membro da família fale inglês. De qualquer modo, esse critério não é um impedimento para receber jovens deste intercâmbio. Eles terão noções de português antes de vir ao Brasil.
3. Que a paróquia, em parceria com a família, assuma as despesas de hospedagem e alimentação da pessoa jovem durante o tempo de permanência na paróquia. As pessoas jovens recebem um dinheiro de bolso para pequenos gastos, mas as despesas com alimentação e hospedagem não estão incluídas neste valor. Caso haja alguma dificuldade nesse sentido, pedimos que entrem em contato conosco.
O programa no Brasil para 2018 está assim distribuído:
12/09 a 14/09 – Chegada em Porto Alegre, seminário de acolhida para as pessoas jovens da Suécia (São Leopoldo/RS).
14/09 a 21/10 – Envolvimento nas atividades de uma paróquia e estadia na casa da família anfitriã (primeira experiência).
21/10 a 23/10 – Encontro intermediário intercambistas
23/10 a 01/12 – Envolvimento nas atividades de uma paróquia e estadia na casa da família anfitriã (segunda experiência).
01/12 a 04/12 – seminário de avaliação do intercâmbio – Intercambistas da Suécia, SAC e intercambistas que foram para a Suécia em 2018.
04/12 – Retorno para a Suécia
Caso estejam interessados/as em receber jovens da Suécia, pedimos que enviem os formulários em anexo, devidamente preenchidos, para secretariageral@ieclb.org.br, até o dia 14 de junho de 2018.
Se permanecerem dúvidas, favor entrar em contato conosco por e-mail secretariageral@ieclb.org.br, ou pelo telefone (51) 3284 5400 – falar com a Diác. Simone E. Voigt
Será muito bom contar com o apoio e colaboração de vocês.
Desde já agradecemos a atenção.
Fraternalmente,
Diác. Simone Engel Voigt
Coordenadora do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio Secretaria da Ação Comunitária
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Secretário da Ação Comunitária