No ano em que o Movimento Encontrão comemora 40 anos de história dentro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a nova geração se reúne no Encontrão Jovem Nacional 2005 – EJN 2005, para buscar mudança de Atitude conforme Fp 2.5 “Seja a Atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”.
Mais de 2 mil jovens de 150 diferentes cidades do Brasil encontraram-se em Joinville-SC entre os dias 21 a 24 de abril e foram impactados pela Palavra viva anunciada pelos palestrantes.
O EJN começou na tarde do dia 21, com um tempo especial de louvor em que os participantes foram conduzidos a um tempo especial de louvor e adoração a Deus. Estiveram presentes na abertura do evento o representante do Prefeito de Joinville Paulo Sérgio Zieck, o Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense Rolf Köhntopp, o Presidente da Comunidade Evangélica de Joinville, Carlos Francisco Brunken Filho e o Diretor Executivo do Movimento Encontrão, Jairo Menezes dos Santos.
No culto da quinta-feira à noite a missionária Solange Filvock, atuante em um projeto missionário da IECLB em Curitiba, indagou sobre o que tem motivado as atitudes tomadas ao longo da vida.
Nas palestras da sexta-feira, o palestrante Pedro Rocha, da JOCUM (Jovens com uma Missão) atuando no Morro do Borel no Rio de Janeiro há 14 anos, de forma empolgante e com linguagem contextualizada desafiou os participantes a ter um tempo especial de leitura da Palavra, desenvolver um relacionamento pessoal com Deus e engajar-se na evangelização de jovens da periferia.
No sábado, as palestras estiveram a cargo de Marcelo Gualberto, pastor Presbiteriano em Belo Horizonte e Diretor Nacional Executivo da MPC (Mocidade para Cristo no Brasil). Gualberto apresentou a preocupante realidade da Igreja Evangélica no Brasil que cresce como nunca, mas não faz diferença significativa, devido à superficialidade e falta de compromisso com a transformação da sociedade brasileira.
No último dia do evento o pastor Valdecir Patzlaff, da IECLB em Modelo-SC, fechou o programa contextualizando o conteúdo apresentado e enviando os jovens para suas cidades, casas e comunidades, para que façam diferença lá no lugar onde vivem.
Em todas as palestras à medida que iam sendo desafiados, centenas de jovens foram ao altar assumir compromisso de vida com o Senhor Jesus e com a missão cristã na família, Igreja e sociedade.
No período da tarde aconteceram seminários com diversos temas como: Namoro, Drogas, Como ser cristão na Faculdade, Treinamento de Liderança, Louvor, Pantomima, Como organizar acampamentos, O cristão e o trabalho, entre outros. Também a tarde houve tempo para prática de esportes.
Havia uma tenda da agência missionária Missão Zero, que esteve montada durante todo o evento e foi palco de talentos que se apresentaram nos intervalos das programações.
Para o coordenador do evento Wilgor Caravanti, “uma marca deste encontro foi a forma como os jovens participaram. Foi impressionante ver esses 2 mil jovens atentos à toda a programação... Os palestrantes convidados ficaram admirados pela maneira como os jovens respondiam a Palavra anunciada.”.
“O espírito de amor e cooperação enchia aquele lugar” explica Sílvia, coordenadora do Ministério Jovem do ME, “a começar pela grande equipe de 250 voluntários que ajudou a organizar o EJN 2005, e que estava sempre disposta a colaborar em todas as tarefas”.
“Este EJN foi realmente espetacular... Fico orgulhoso quando digo que faço parte de uma família que faz a diferença, e que não se acomoda diante de Deus, mas cumpre o Seu chamado”, diz o participante Uilian Loose de São Leopoldo-RS.
Para Sílvia, o grande desafio do Ministério Jovem é não deixar que o entusiasmo com que os jovens saíram deste encontro se perca com o tempo, “o Ministério Jovem quer ser uma ferramenta de treinamento, capacitação e apoio para que os jovens possam canalizar a sua vontade de servir e encontrar o seu lugar na Igreja.”.
“Que pena que acabou!” Assim muitos jovens se despediram do EJN, que acontece novamente em 2008.
Fonte: Rodrigo Robinson - Movimento Encontrão