De 13 a 15 de novembro aconteceu em Vila Valério o 11º Encontrão Jovem, com o tema: o Jovem Cristão na Onda do Momento, tendo como palestrante o Missionário André Kohlrausch, de Curitiba – Pr.
Foram dias muito legais, com um louvor muito animado, ministrado pela Banda Evolução, de Vila Velha – ES. Nos dias do Encontro realizamos uma gincana – que envolveu e alegrou os mais de 200 jovens que participaram do encontro. Também não faltou tempo para aquele gostoso bate-papo, para conhecer e fazer novos amigos, para jogar aquele futebol...
Os jovens tiveram a oportunidade de ouvir da boca de um jovem sobre as diversas ondas que nos rodeiam. O palestrante enfatizou que a “onda do pecado” vem com força, e tem conseguido arrastar junto muitos jovens (usou os textos: Ef. 2.1-10; II Tm 2.2; Dn 1.3-8.). Como escapar dessa onda? Uma coisa é certa: Sozinhos – não conseguiremos escapar. Precisamos aprender a dominar a onda para não ser dominado por ela.
E a primeira regra é subir na prancha da salvação que é Jesus. Pois Deus, sendo rico em misericórdia, nos deu vida em Cristo. E, por nos amar muito, enviou até nós a prancha da salvação: JESUS! Deus ama a todos sem distinção. Assim sendo, não importa o quanto estamos afundados no pecado, o amor de Deus por nós não muda. O que importa é se queremos ou não queremos sair do pecado. Jesus não quer ser nosso “amiginho”. Ele quer, isto sim, ser o dono da nossa vida. Ele quer nos carregar para a vida eterna. Para pegarmos esta onda, precisamos de fé e arrependimento.
André falou sobre diversas ondas que estão levando os jovens para o beleléu:
* A onda das drogas. Tanto as lícitas (como p.exemplo o álcool), como as ilícitas (p.exemplo o crack). André enfatizou que as drogas lícitas são a porta de entrada para as drogas ilícitas. Enfatizou também que, mesmo uma droga sendo lícita, não significa que ela é boa. O álcool tem destruído muitas famílias, tem causado muitas doenças, tem levado pessoas a desperdiçarem seus bens... SE HÁ PERIGO, PODEMOS E DEVEMOS CAIR FORA. A cerveja no Brasil é como um deus. Tem pessoas que chegam a dizer: “eu não vivo sem cerveja”. Cuidado, o “beber” começa como uma curtição se transforma numa prisão, acaba em caixão. Esta é uma onda que arrasta multidões.
* Outra onda que arrastado muitos jovens é a onda do sexo. O diabo consegue pegar uma coisa boa, distorce, e faz dela uma coisa ruim. Dentro do casamento o sexo é bom, é puro, é santo. Fora do casamento é perversão e se chama prostituição.
* A onda dos sites de relacionamento – nos relacionamos com pessoas distantes de nós, e nos afastamos dos vizinhos e até da família. Há muitos meios de comunicação, e ao mesmo tempo tanta falta de comunicação. No relacionamento virtual não é preciso ser tão sincero assim, coloco a melhor foto, sou quase perfeito. A proximidade gera atrito, por isso muitos jovens preferem os relacionamentos virtuais. Mas, como jovens cristãos, precisamos aprender a valorizar os relacionamentos reais.
O Missionário André também falou de três regras básicas do surf da vida:
1º - Firmeza de caráter – como Daniel que teve postura e decidiu não se contaminar. Ter firmeza de caráter significa viver realmente nossas convicções, e não se deixar levar pelas circunstâncias. O que faz um homem ser homem, e uma mulher ser mulher, é ter caráter firme. É a vontade de Deus que eu tenho que saber. Jesus se deparou com líderes religiosos que eram gelatinosos, que aceitavam a glória dos outros – fariseus e sacerdotes, alguns até já tinham fé, mas não testemunhavam esta fé com ninguém. Preferiam a aprovação dos homens, ao invés de buscarem a aprovação de Cristo Jesus. Se você quer andar com Jesus, então você precisa deixar que Deus mude o teu caráter (1Jo 2.15-17; Rm 12.2); você não pode se “amoldar ao mundo”. Você só conhece a vontade de Deus quando conhece a Sua Palavra. A Palavra de Deus é o alimento que nos mantém em pé. Precisamos ter cada vez mais fome e sede por esta palavra. E, sempre que vamos ler a Bíblia, antes devemos pedir: “Deus fala comigo”.
2º - Confiança em Jesus – Jo 14.1 “não existe fé sem promessas”. Deixe Deus pilotar sua vida. Se você insistir de pilotar sua própria vida, então seu avião cairá.
3º - Comunhão (comum + união) - Dn 1.6-10, ser influenciador e não influenciado por artistas. Nós somos resultados de meio, Cristo vem e transforma isto. As pessoas que nos cercam são fundamentais, com quem você se identifica? Com quem você anda? Imite pessoas que andam na fé.
Elizete Jacobsen
P. Volmar Artêmio Saueressig