Missão com Jovens



ID: 2751

Dia Nacional da Juventude Evangélica (JE) 2005

16/04/2005

 

Dia 21 de abril é celebrado o Dia Nacional da JE e para esta ocasião foi preparado um roteiro de atividades, que pode ser adequado à realidade de cada grupo. Conheça então a proposta de atividades, que inclui até o passo-a-passo de uma gincana e participe também deste dia com seu grupo:

Roteiro para o Dia Nacional da Juventude Evangélica

1. Acolhida

Cada grupo pode escolher uma forma de acolhida. Nossa sugestão é que se faça um teatro com dois jovens, onde estes se reencontram, e de uma maneira engraçada e descontraída, relembram acontecimentos do grupo, repassam informações gerais sobre o programa, apresentam a coordenação, dando as boas vindas ao grupo.

2. Saudação

Sugerimos que seja usado o versículo bíblico:

Eis-me aqui, que Deus faça de mim como melhor lhe parecer. (2 Samuel 15.26)

3. Canto[]

Bom dia

Bom dia, é bom o dia que começa bem.

Jesus nos reuniu, Jesus nos atraiu,

De perto ou de longe chegamos aqui

4. Saudação Trinitária

Nos reunimos:

Em nome de Deus Pai que nos acolheu como filhos e filhas;

Em nome de Jesus Cristo, que padeceu por todas as pessoas;

Em nome do Espírito Santo que nos anima a viver nossa espiritualidade como jovens.

5. Canto

-Mutirão da vida, HPD 2 – 429

-Resistência, HPD 2 – 443

6. Oração

Sou Cidadão

Escuta, Senhor, a minha oração,

Atende o clamor do meu coração,

Muitas vezes, sufocado pela falta de oportunidades.

Sou jovem cidadão deste mundo criado por ti.

Ajuda-me a mostrar a este mundo que este tempo é parte importante da tua Criação.

Não nasci pronto, adulto feito.

Ajuda-me, Senhor, a mostrar aos já adultos que a juventude é parte da construção da tua obra.

Quero também ser parte dela.

Senhor, muitos jovens são chamados de aborrecentes.

Concede aos adultos a capacidade de nos entender e se deixar desafiar pelos nossos questionamentos, pois, com toda certeza, eles também já foram jovens.

Quero, Senhor, possuir a cidadania que confiaste à minha idade.

Dá-me a possibilidade de contagiar o mundo com minha liberdade e com minha capacidade de me indignar diante das barbáries que nossa sociedade produz.

7. Canto

Eu Preciso de Você

8. Leitura Bíblica

Romanos 12

9. Meditação

Missão dos jovens e entre os jovens enquanto cidadãos do mundo.

Todos nós, jovens ou não, temos uma importante missão neste mundo que não raras vezes, julgamos injusto. Porém, nos achamos fracos e impotentes diante do desafio de agirmos para sua melhoria. O que não pensamos, é que se nos unirmos, certamente teremos forças suficiente para, pelo menos algo mudar.Precisamos deixar que Deus nos transforme, para que assim possamos transformar o mundo.

Nossa missão aqui, pelo menos a de ser cidadão, fica muito mais fácil, se não pensarmos somente em nós, e principalmente, se nos juntarmos aos irmãos.

Precisamos nos reconhecer como cidadãos e cidadãs do mundo a partir do amor de Deus, lembrando que para Deus não somos apenas um numero, como tantas vezes somos vistos pela sociedade.

O que é ser cidadão e cidadã?

É ter capacidade de decidir, de criticar, de lutar por seus direitos e deveres, e mais do que isso, ser humilde o suficiente para reconhecer seus erros, seus limites. Ter consciência que seus direitos terminam onde começam os do próximo. É lutar por uma sociedade melhor, mais justa. É atuar, ser uma pessoa ativo, de ação na sociedade.

Será que nós jovens estamos sendo, ou melhor, exercendo nossa cidadania?

Estamos nós, sendo cristãos e cristãs e agindo sob a luz do evangelho, neste mundo marcado pelo ódio, pela ira, pela vingança?

É hora de nos conscientizarmos, e, se ainda não o fizemos, começar a exercer nossa cidadania, lembrando sempre, que amar a Deus acima de todas as coisas, significa amar o próximo além de amar a si mesmo.

10. Reflexão

O vestido azul

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita.

Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado com aquela criança, que, quase sempre, apresentava-se suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas.

O professor ficou penalizado com a situação da menina. Como é que uma menina tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada? - pensou.

Separou algum dinheiro de seu salário e, embora com dificuldade, resolveu comprar-lhe um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul.

Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, a pentear-lhe os cabelos e a cortar-lhe as unhas. Quando acabou a semana o pai disse-lhe:

- Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar um jardim.

Logo mais, a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim e pelo cuidado com todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade.

E pouco tempo, o bairro todo estava transformado. Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxilio das autoridades. Foi ao prefeito expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro.

A rua de barro e de lama foi substituída por asfalto e calçada de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados, e o bairro ganhou ares de cidadania.

E tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele professor consertar toda a rua nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento, que acabou fazendo com que outras pessoas se motivassem a lutar por melhorias.

Será que cada um de nós esta fazendo a sua parte?

Por acaso somos daqueles que somente apontamos os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito?

Lembremo-nos de que é difícil mudar o estado total das coisas.

É difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada.

É difícil reconstruir um planeta, mas é possível oferecer a alguém um vestido azul.

Há moedas de amor que valem mais do que os tesouros bancários, quando endereçados no momento certo e com bondade.

Você acaba de receber um lindo vestido azul.

Não tenhas medo ou receio de presenteá-lo a alguém.

Faça a sua parte.

Disponha-se a servir ao Senhor.

Ajude a melhorar/ transformar o planeta!

O desafio está lançado, contamos com você para essa missão...

11. Canto

Axé, O Povo Canta, pagina 74;

Recolhimento das Ofertas

(escolher com antecedência o destino da oferta para possível apresentação do trabalho realizado pelos beneficiados.)

12. Credo da Juventude

13. Oração de interseção e Pai Nosso

Outras sugestões:-Texto bíblico para o estudo? Jeremias 1.4-10- Realização da Eucaristia

14. Gincana:

01. Divisão das equipes (distribuir papeis coloridos) / inicio das atividades

02. Escolher um nome criativo para a equipe

03. Preparar uma esquete referente ao tema ' Deus em tua graça transforma o mundo.

04. Varal de roupas: cada equipe deve juntar o maior numero de peças de roupa, amarrando uma peça na outra. A equipe que juntar mais roupas ganha pontos.

05. Corrida maluca: cada equipe escolhe um componente. A uma distancia de +ou- 30 m, coloca-se um prato com água e um com farinha. O integrante coloca o rosto no prato com água e depois, na farinha, onde deve ter uma bala escondida. Quem encontrar a bala 1º vence.

06. A equipe que conseguir o maior fio de cabelo.

07. Cantar uma musica que tenha a palavra AMOR.

08. Trazer a maior formiga, (ou minhoca).

09. Múmia de papel: escolher 2 componentes por equipe, um é a múmia e o outro é quem vai enrolar a múmia. O que vai enrolar ganha um rolo de papel higiênico, quem rasgar o papel, cai fora, vence quem mais enrolar a múmia.

10. Trazer uma meia vermelha (ou furada).

11. Dizer o nome de 7 discípulos.

12. Soma das idades: Determinar um n° X, e cada equipe deve encontrar duas pessoas cuja soma das idades resulte nesse nº X;

13. Onde (em que livro) encontramos o 1º crime da bíblia? Quem comete e quem sofre a ação?

14. O que Deus fez no 7º dia?

15. Contar uma piada (decente)

16. Carregar ovo na colher, (todos integrantes da equipe)

17. Encher balão ate estourar

18. Dança da cadeira

19. Corrida do jornal.

Cada equipe escolhe 5 integrantes que ganharão

uma folha de jornal e uma bolinha de pingue-pongue. Dado o sinal, o primeiro participante de cada equipe deve partir e abanar a bolinha com o jornal, tentando levá-la até o gol (parte inferior da cadeira). Não pode tocar a bolinha com as mãos. Feito o gol, a pessoa volta correndo com a bolinha nas mãos e entrega ao próximo participante, que vai repetir a operação. Vence quem fizer primeiro os 5 gols.

20. Busca e leva. Cada equipe escolhe 5 pessoas que devem formar fila

numa extremidades. Os primeiros dois jogadores de cada equipe correm de mãos dadas até a extremidade oposta. Um fica ali, enquanto o outro volta correndo e busca o terceiro companheiro de equipe, só que dessa vez deverá carregá-lo. Vão até a outra extremidade, sendo que aquele que foi carregado volta para buscar o próximo, e estes voltam andando de costas, de mãos dadas. O quarto integrante volta para buscar o último integrante da equipe, carregando-o nos braços até o local onde estão os outros integrantes da equipe.

21. Revezamento de vassoura. Cada equipe escolhe 8 pessoas que formarão 4 duplas. A primeira dupla pega a vassoura e colocam-na entre as pernas, como se estivessem montadas num cavalo, só que uma de frente para a outra. Devem andar juntas até a outra extremidade , dar a volta ao redor de uma cadeira e retornar a fila. A vassoura passa para a segunda dupla, que deve repetir a mesma operação, e assim sucessivamente, até chegar a última dupla. Vence a

equipe que completar o revezamento primeiro.

22. Corrente humana. Cada equipe escolhe 5 integrantes que formarão fila no lado oposto de onde estiver a cadeira. Dado um sinal, a primeira pessoa de cada equipe sai correndo, dá uma volta ao redor da cadeira e retorna à fila para pegar o próximo participante. Os dois correm de mãos dadas, passam ao redor da cadeira e voltam para buscar a terceira. Vence a equipe que conseguir formar primeiro a corrente humana. Cuidado para não soltarem as mãos.

23. Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam:

a)Sansão

b)Absolão

c)Absalão. II Samuel 14-25,26.

24. Qual o significado do nome Isaque?

a) alegria

b) sorriso

c) riso (gn 21.6).

25. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na bíblia?

a) Eva

b) Sara. Gênesis 23-1.

c) Rebeca.

26. Qual é o nome do primeiro rei de Israel?

a) Davi

b) Saul

b) Salomão

27. Qual é o nome da mulher de Abraão, após a morte de Sara?

a) Joquebede

b) Quetura (gn 25.1)

c) Hagar

28. Qual era o nome da bisavó de Davi?

a) Débora

b) Rute. Rute 4-13,16,17.

c) Rebeca

29. Quem foi a 1ª pessoa na bíblia que realizou o milagre da

multiplicação de pães?

a) Eliseu. ii reis 4-42,43,44.

b) Elias

c) Samuel

30. Qual o nome do servo de Deus que teve seus filhos mortos por um

tufão?

a) Joel

b) João

c) Jó. Jó 1. 18,19.

31. Quem escreveu a carta de Paulo aos Romanos?

a) Paulo

b) Tércio. Romanos 16. 22.

c) Tárcio.

32. Quem foi chamado de amigo de Deus no livro de Tiago?

a) Jó

b) Noé

c) Abraão. Tiago 2. 23.

33. Quem ficou mudo após falar com um anjo?

a) Malaquias.

b) Zacarias. Lucas 1. 18,19, 20.

c) Ezequias

34. Segundo Lucas, quem disse que não morreria sem conhecer o Cristo?

a) Simão.

b) Simeão. Lucas 2. 25, 26.

c) Gideão.

35. Nome dos discípulos que testemunharam a ressurreição da filha de

Jairo?

a) Pedro, Tiago e João. Marcos 5.37.

b) Pedro, Mateus e João.

c) Pedro, Tiago e André.

36. Qual foi o jovem que sofreu por adormecer durante um longo sermão?

a) Âutico.

b) Êutico. Atos 20. 7-9.

c) Têutique.

37. Qual o nome do companheiro de Paulo que foi por ele elogiado por ter

a mesma fé de sua mãe e de sua avó?

a) Apolo.

b) Tito.

c) Timóteo. 2 Timóteo 1. 2,5.

38. Nome de três anjos mencionados no novo testamento?

a) Gabriel (Lc 1. 19); Miguel (Jd 1.9) e Abadon/Apoliom (Ap 9. 11).

b) Gabriel, Ismael, Apoliom.

c) Gabriel, Ariel, Apoliom.

39. Quem eram os dois homens que tinham uma amizade tão grande ao ponto de um amar o outro assim como amava a si mesmo (à sua própria alma)?

a) Jônatas amava Davi como à sua própria alma. 1 Sm 18. 1 e 3.

b) Joel e Davi

c) Jonas e Davi

40. Quem foi o rei mais novo de Judá e com quantos anos começou a

governar?

a) Jonas, 11 anos.

b) Joás - 7 anos. 2 Cr 24.1.

c) Josafá, 9 anos.

41. O apóstolo Tiago, em sua carta, refere-se a um personagem bíblico que é conhecido pela sua paciência. quem é ele?

a) Jó. Tiago 5. 11.

b) Abrãao.

c) Jacó.

42. Quais os personagens bíblicos que foram chamados por nome de planetas no livro de Atos?

a) Apolo e Paulo.

b) Barnabé e Paulo. Atos 14. 12

c) Timóteo e Paulo.

43. Nome do irmão de Rebeca, que foi a esposa de Isaque?

a) Labão. Gênesis 24.29.

b) Sansão.

c) Salomão

44. Em quais idiomas foi escrito o título Jesus Nazareno, o rei dos

judeus, colocado em cima da cruz de Cristo?

a) Aramaico, latim e grego.

b) Hebraico, latim e grego. João 19-19,20.

c) Espanhol, latim e grego.

45. Quem foi professor do apóstolo Paulo?

a) Geremiel

b) Galamiel

c) Gamaliel. Atos 22.3.

46. Qual dos apóstolos foi mordido por uma cobra, porém não sofreu mal nenhum?

a) Pedro.

b) Paulo. Atos 28-3,5.

c) João.


AÇÃO CONJUNTA
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fe pecc

Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
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É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
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