Brasília, 18/05/2007 - O Consórcio Social da Juventude da Grande Vitória (ES) ultrapassou a meta de inserção de jovens qualificados pelo Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE) no mercado de trabalho. Dos 1.191 estudantes que concluíram as atividades, 418 (35%) já estão trabalhando em ocupações que aprenderam durante o curso de formação social e profissional. A meta estabelecida pelo PNPE é de 30%.
A maior parte dos jovens (334 alunos) está empregada com registro em carteira. Os demais foram inseridos por meio da aprendizagem e estágio (33) e por formas alternativas de geração de renda (51).
O consórcio atendeu os municípios de Cariacica, Vila Velha, Viana, Serra e Vitória, tendo como entidade coordenadora a Fundação Luterana Sementes. A entidade atuou com uma rede de 11 entidades executoras no desenvolvimento das ações previstas no plano de trabalho. Durante o curso - que compreendeu 400 horas-aula - foram ministradas 23 oficinas profissionalizantes em cursos como auxiliar de escritório, comunicação e marketing social, corte e costura, artesanato, dança, construção civil, marcenaria e telemarketing.
Avaliação dos educadores - 83% dos educadores consideram que os cursos foram ótimos ou bons. Eles avaliaram itens como adequação do conteúdo, carga horária, material didático, atuação da coordenação e da equipe de apoio.
Já o desempenho dos jovens em relação à pontualidade, assiduidade, interesse, mudança de atitudes e valores, integração com os colegas, relação com a coordenação, cortesia e respeito com os educadores, compreensão da matéria ministrada e competências/habilidades desenvolvidas foram ótimas ou boas para 88% dos educadores.
Avaliação dos alunos - Para 85% dos jovens, os cursos aplicados foram ótimos ou bons. Neste quesito, foram avaliados conteúdo ministrado, carga horária, forma de ministrar os cursos, materiais didáticos, instrutores/monitores e atuação da coordenação.
Os jovens também fizeram uma auto-avaliação, sendo que 90% se consideraram ótimos ou bons, nos itens referentes à integração com os colegas, relação com a coordenação, cortesia e respeito com os instrutores e conhecimentos/habilidades desenvolvidas.
Em relação às expectativas dos cursos, 95% dos estudantes avaliaram como positiva a contribuição para a vida pessoal; para a inserção no mercado de trabalho; abertura do próprio negócio, contribuição para o orçamento familiar e contribuição para o crescimento pessoal e profissional.
Perfil dos jovens - Do total de jovens qualificados, 953 eram afro-descendentes. Com relação à faixa etária, 62% possuíam entre 16 e 18 anos; 29% tinham entre 19 e 21 anos e 9% entre 22 e 24 anos.
Quanto ao nível de escolaridade, 62% tinham ensino médio incompleto. O público feminino representou 59% dos qualificados e o masculino, 41%.
Primeiro emprego - Os Consórcios Sociais da Juventude (CSJ), uma das ações do PNPE, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), têm como objetivo qualificar jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.
Os consórcios são realizados em parceria com entidades da sociedade civil, que devem fazer a qualificação, captar vagas e inserir, obrigatoriamente, 30% dos jovens capacitados no mercado de trabalho.
Os CSJ já atenderam 85.723 jovens desde que o programa foi implementado, em 2003.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540