Imagine você conectado na internet e, de repente, ela cai. Você tenta conectar e não consegue. Começa a perder a paciência e cria ansiedade. Um tempo depois, a conexão se restabelece e você descobre como a internet amplia os horizontes de vida, traz novos conhecimentos, novas relações, novas possibilidades de trabalho... E tudo isso graças a um provedor que ajuda a estabelecer conexões!
Bem sabemos que Deus é o criador da vida e dele tudo recebemos. Deus também é provedor – “Deus proverá” (Gn 22.14). Ele não deixará que nada falte para que vivamos com dignidade. Nele podemos confiar! Deus, como provedor, ajuda a estabelecer novas conexões e amplia nossos horizontes. Nossa conexão com ele permite que conheçamos os seus planos, cria possibilidades de crescimento e ajuda a entender melhor o ser humano, a vida e o mundo.
A fé no Deus provedor capacita o ser humano para viver a vida de maneira plena, experimentando sinais concretos do Reino de Deus. Já testemunhava o apóstolo na carta aos Filipenses (4.13): “Tudo posso naquele que me fortalece”. Estar conectado e conectada com Deus é experimentar a força de Deus agindo em nossa vida. Essa força nos capacita para agir e não ficar apenas observando as coisas acontecerem e ver a vida passar. Sim, o poder de Deus nos torna protagonistas da vida, da própria história, e não apenas espectadores e expectadoras. Esse é um diferencial que a fé nos dá.
Ser protagonista significa viver com atitude, lutar por aquilo que se acredita, juntar-se a outras pessoas e buscar transformações que são necessárias na vida e no mundo. E Deus é nosso parceiro, ele nos orienta e nos fortalece para que sejamos testemunhas de seu amor no mundo. Deus nos move e nos anima para agir com entusiasmo e sabedoria. Por isso, faça a diferença na vida de alguém, faça algo importante para uma pessoa e para a sociedade. Não tenha vergonha e nem receio, creia e aja conforme a sua fé, sendo protagonista e não mero espectador e mera espectadora.
Pastor Ildemar Kanitz, teólogo e educador.