A gente tem fome e sede de quê? Com esta pergunta jovens de todos os cantos do Brasil e de Paracatu tomaram as ruas da cidade de Paracatu para responder: Justiça! O evento foi organizado pelo Conselho Nacional da JE e pelo Departamento Nacional para Assuntos da Juventude em parceria com a Instituição Luterana em Paracatu (LUPA).
Os jovens mostraram a cara, com pinturas nos rostos, com camisetas invocando a paz e bandanas na cabeça. O percurso foi de aproximadamente dois quilômetros. Os cantos expressaram a fome e sede de justiça, o amor pela igreja e a vontade de viver num mundo melhor. “Eu sou luterano com muito orgulho, com muito amor”, cantavam os jovens.
Moradores da cidade acompanhavam a caminhada com muita curiosidade, mas também com muita expectativa. Muitos se perguntavam o que estes jovens estavam fazendo. Além dos caras pintada da JE, a marcha contou com palhaços, animadores e visitantes de outros países.
O ápice do evento foi o grito da juventude na praça central de Paracatu. Uma banda animou o espetáculo. “Nós todos temos fome e sede de quê? Precisamos ter a consciência de que lutamos por um mundo melhor”, disse Alexander de Bona Stahlhoefer, presidente do CONAJE.
Durante a manifestação, jovens de outros países como Alemanha e Estados Unidos usaram a palavra para encorajar os brasileiros que a luta pela paz é constante no mundo inteiro. Cristopher Olson, americano, lembrou dos tempos onde os jovens lutavam e expressavam seus sentimentos e suas opiniões nas ruas dos Estados Unidos. Ele acredita que a juventude vai voltar a ter força no mundo inteiro.
“Nos últimos anos é a primeira vez que a JE se organiza para ir às ruas e realmente mostrar a cara. Os jovens querem justiça, paz, amor, solidariedade e aqui eles mostram que estão buscando isto.”, afirmou Cláudio Becker, diretor do DNAJ.
Fonte: Tobias Mathies - CONAJE