“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”
Mateus 11. 28
Silêncio. Em meio à correria do dia-a-dia, somos expostos e expostas a todo o tipo de agitação. Somos perturbados e perturbadas por ruídos dos mais diversos: excesso de informações, poluição sonora e visual, compromissos inadiáveis. Nesse sentido, a Quaresma é um convite à reflexão. Um tempo para parar e vivenciar o silêncio dentro de corações e mentes.
E foi em um ambiente de silêncio, com sons de pássaros e de vento batendo nas folhas das árvores, que ocorreu a primeira reunião do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE) no ano de 2014. Entre os dias 21 e 23 de março, a cidade de Curitiba – Sínodo Paranapanema – acolheu os jovens e as jovens representantes dos Sínodos e equipe de orientação teológica.
A reunião foi marcada por intensas discussões e decisões: CONGRENAJE 2014, Cartilha Criatitude, Dia Nacional da Juventude, relatos sobre representações em eventos e a caminhada das juventudes, além de momentos meditativos e de reflexão. Também houve espaço para formação, em especial sobre a vida de Martim Lutero e o contexto da Reforma Luterana, com vistas a aprendizagem e fortalecimento da confessionalidade enquanto pessoas jovens luteranas e consequente edificação da Igreja de Jesus Cristo a partir da sua realidade.
O silêncio é perturbador. Silenciar, em um mundo tão barulhento, é difícil. Agir em silêncio, sem esperar recompensas, é um desafio para cada um e cada uma. Silenciar perante as injustiças do dia-a-dia, enquanto se está cansado e sobrecarregado, é o habitual. Mas, unidos e unidas com Cristo e por Cristo, somos animados e animadas a continuar nossa missão enquanto pessoas jovens luteranas no Brasil.
Protagonizar num mundo novo, identificados e identificadas pela fé que gera, também a partir do silêncio, ações concretas. Essa é a missão da JE. Reflexão gera ação, GerAção JE.
CONAJE
Curitiba, 23 de março de 2014