Em 2009, a IECLB enviou duas representantes jovens para participar do Programa global de jovens líderes da Federação Luterana Mundial – FLM.
Pela IECLB participaram as jovens Raquel Helene Kleber e Sibeli da Silva Diefenthaeler.
O programa iniciou em abril de 2009 e terminará este ano após a Assembleia Geral da FLM. Com este programa, a FLM está capacitando jovens do Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Honduras, Nicarágua, Uruguai, bem como jovens da África, Ásia e Europa para participar da sua Assembleia Geral na Alemanha, em julho/2010.
Desde abril/09 os e as jovens tinham como tarefa desenvolver um projeto de intervenção em suas comunidades, unindo as necessidades locais com algo com que se identificassem.
O encontro foi a primeira etapa do programa promovido pela Federação Luterana Mundial - FLM. A segunda etapa consiste no planejamento e implementação de um projeto na comunidade local, e a terceira etapa, na participação da assembleia mundial.
O objetivo do programa é justamente a capacitação destes jovens para participarem da 11ª Assembléia Geral da Federação Luterana Mundial, que ocorrerá em Julho de 2010 na Alemanha. Esta será conduzida sob a ótica do tema “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”. O mesmo treinamento está ocorrendo na África, Ásia e Europa.
A conjuntura atual é de incertezas econômicas, políticas e sociais. No entanto, este cenário nos faz pensar em maneiras de como podemos contribuir para um mundo melhor, em nossas comunidades e igrejas. Esta é a razão pela qual doze jovens reuniram-se para partilhar dos seus dons e sonhos, na busca de construir uma sociedade mais justa e humana.
Na cidade de San Marcos, Nicarágua, estes jovens viveram momentos de profunda troca de opiniões e experiências, além de análises dos problemas e necessidades de suas realidades. Os jovens foram então desafiados a criar um projeto de intervenção em suas comunidades, unindo as necessidades locais com algo com que se identificassem.
Em consonância com os seus objetivos, cada um dos doze jovens criou um projeto, retornando para casa com o compromisso e a responsabilidade de implementá-lo em suas comunidades. Consolidando-se assim a convicção de que, outra realidade é possível.
Cat. Rosilene Schultz
DEC – Secretaria Geral da IECLB
Veja abaixo na Midiateca