Missão com Jovens



ID: 2751

Antes que eu te formasse no ventre, te conheci

Tema do Ano - 2012

04/03/2012

Esta frase do profeta Jeremias (Jr.1.5a) foi escolhida pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, como lema do ano de 2012 e o tema que nos acompanhará neste novo ano será “Comunidade Jovem – Igreja Viva
A cada ano, a IECLB convida as pessoas, sobre tudo membros desta Igreja, para refletirem em conjunto sobre um determinado Tema e Lema. A experiência tem sido enriquecedora, discutindo o mesmo Tema em diferentes contextos da IECLB, promovendo e contribuindo para a unidade de toda a Igreja em âmbito comunitário, sinodal e nacional.
Este ano queremos enfocar principalmente a juventude e o termo juventude abrange desde a pré-adolescência até a entrada na idade adulta. È esse o significado do termo neste Tema e Lema.
É importante e desafiador para a Igreja se manifestar em relação às pessoas nesta faixa de vida, como um todo. É um período de vida com muita vulnerabilidade e por isso as crianças, adolescentes e jovens precisam de espaços onde se lhes oferece cuidado especial.
Quando analiso os números oferecidos na última estatística do IBGE, que afirma que o Brasil ainda tem 1 milhão de crianças entre 10 a 14 anos que trabalham. Isso significa duas vezes a totalidade da população de Joinville, sendo tratadas de forma ilegal. O índice maior de crianças trabalhando se concentro nos Estados do Norte do País, onde Rondônia apresente 11%. Na região Sul, o Estado de Santa Catarina se destaca com o índice mais elevado com 8%, se igualando aos Estados de Maranhão, Piauí, Alagoas entre outros.
Olhando para estes números, percebo que o desafio dado pelo Lema e Tema é grande demais para uma igreja como a IECLB. No entanto não podemos calar frete à injustiça. O desafio nos leva ao ECUMENISMO, somando forças junto às igrejas parceiras e irmãs. Pois a gravidade em questão do trabalho de crianças e adolescentes vem persistindo na cultura brasileira de longa data. Mesmo com o Estatuto da Criança e Adolescente - ECA em vigor, o problema persiste. Pois a proporção de crianças e adolescentes trabalhadores no país não teve redução expressiva desde meados dos anos 90.
O professor de sociologia da Universidade de Brasília, Marcelo Medeiros, afirma na Folha de São Paulo em 28/12/11, que: “O crescimento da economia brasileira, a queda da desigualdade social e a diminuição da pobreza não foram capaz de mudar expressivamente esse cenário.
O mesmo artigo aborda que no trabalho infantil não há nada de bom. Traz risco à saúde das crianças, piora seu desempenho escolar e, em alguns casos, chega a retirá-las das escolas.
Hoje se pode afirmar também, que o trabalho infantil não ajuda substancialmente no rendimento das famílias porque rende pouco e nem se quer prepara as crianças e adolescentes para um futuro profissional. Pois se observa que, adultos que trabalharam quando crianças geralmente terminaram em profissões piores do que aqueles que nunca trabalharam. A questão do trabalho infantil e de adolescentes não consiste no acumulo de renda familiar, mas é muito mais uma questão, que têm suas raízes na educação e cultura.
Criança para se desenvolver bem, deve brincar, estudar e não trabalhar. Tudo tem seu tempo proporcionado na vida que Deus nos dá. Criança, adolescente e jovem faz parte deste corpo-igreja, onde as pessoas mais frágeis precisam do cuidado muito especial e a Igreja tem aqui um papel de grande responsabilidade.
 


Autor(a): Inácio Lemke
Pessoa: Pastor Sinodal - Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 12967

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br