Nos dias 08 e 09 de outubro na comunidade de picada 48 baixa se reuniram por volta de 100 pessoas, entre eles 85 jovens, ministras e ministros, oficineiros e palestrantes e estudantes de teologia; para participar do 4º acampamento sinodal da Juventude Evangélica.
O acampamento teve a temática: Jovens, justiça e paz e trouxe uma palestra que falava sobre paz e o sermão da montanha, onde Jesus cita o lema do acampamento: “Bem aventurados os pacificadores pois estes serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9), ministrada pelo P. Antônio Carlos Oliveira, da EST e do programa SER PAZ.
Também durante a tarde contou com oficinas sobre:
Justiça de gênero – ministrada pela coordenadora do programa de gênero e Religião – Sabrina Sanger
Justiça ambiental – ministrada pelo coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE) – Natan de Oliveira Schumann
Diaconia e cultura de paz – ministrada pela coordenadora do trabalho com jovens e programas de intercâmbio da IECLB - Diácona Simone Engel Voigt
A temática do acampamento foi motivada pela participação do jovem Luiz Henrique Seidel no programa “LWF Peace messengers” que foi um programa de treinamento proposto pela Federação Luterana Mundial (FLM) para jovens se tornarem mensageiros de paz. Esse programa ocorreu em Genebra, na Suíça, em junho deste ano. Após retornar ao país de origem cada jovem deveria aplicar um projeto em seu contexto com o objetivo de formar mais mensageiros e mensageiras de paz. Este acampamento foi o primeiro evento do Sínodo a ter apoio da FLM (Federação Luterana Mundial).
Também neste acampamento foi eleito o novo Conselho sinodal da JE – COSIJE – no Congresso Sinodal da Juventude Evangélica, em que foi solicitada a participação de duas pessoas jovens por paróquia, o conselho eleito iniciará sua gestão ainda em 2022 e se estenderá até 2025, juntamente com o CONAJE.