De 2 a 5 de fevereiro, aconteceu na Fazenda Silva Neto, em Canelinha/SC, a 28ª edição do Acampamento da Juventude do Sínodo Vale do Itajaí. O lugar novo criou grandes expectativas aos grupos, que enfrentaram a desconfiança e apreensão das chuvas de dias anteriores, para poderem compartilhar de quatro dias de sol para juntos louvarem a Deus e buscarem sua missão como jovens em nosso dia a dia.
Tendo como tema “Somos tempo presente que chora, sente e clama por amor” – trecho da música “Tempo Presente” do catequista Edson Ponick – os jovens desfrutaram de quatro dias de oficinas, louvor, diversão, jogos, meditação, palestras e integração preparados pela JE Sinodal.
“Fizemos questão de trazer o autor da música tema para conversar com os jovens sobre o contexto em que criou a música e as mudanças desde então”, comenta a secretária-geral Katilene Willms. “Numa palestra muito dinâmica e divertida, Edson Ponick conquistou os jovens contando histórias do Muro de Berlin, Bomba Nuclear entre outros, que perpassaram uma época importante da história mundial, e que contribuíram na idéia e elaboração da letra e música tema”, completa.
Dentre as atividades esportivas, os jovens também participaram de um novo jogo criado para maior integração dos grupos chamado de “Aquabol”. Ele virou a grande atração do evento e tem como objetivo básico molhar todo o time adversário. “Esta dinâmica criada pela diretoria agradou a todos os gostos, já que além de ser uma atividade esportiva é um exercício bastante refrescante”, enfatiza o vice-presidente Cristian Offney.
O local foi alterado, mas a diretoria manteve todas as tradições do Acampamento Sinodal. A nova estrutura comporta um número maior de jovens, possuindo área coberta em caso de chuva, além de banheiros e segurança. No local, foram criados espaços onde todos os grupos puderam montar suas cozinhas, em área coberta e segura, o que gerou uma maior integração entre os mesmos na hora das refeições. Ali se podia perceber também a solidariedade que existe entre os grupos na falta de algum alimento ou utensílio para cozinha. “Com certeza este foi um grande fator para a maior integração dos presentes.”, comenta o pastor orientador Edson Pilz.
“Agradecemos a Deus por estes maravilhosos dias de acampamento, pelo comprometimento e a missão de cooperar no trabalho com os jovens de todas as pessoas responsáveis, a saber: diretoria sinodal, obreiros que lá estiveram ou que passaram para prestigiar o evento, casais responsáveis e, é claro, a todos estes jovens de nossas comunidades e paróquias”, ressalta o presidente Sérgio Rafael Foster.
O próximo evento da JE Sinodal será o 7º Congresso Ordinário, do qual acontece a eleição da nova diretoria que estará à frente dos trabalhos até 2010. A Paróquia da Paz/Testo Salto, em Blumenau, sedia o evento.
Gabriela Grahl Froeschlin
Secretária-executiva da presidência da JE Sinodal
frexlinha@terra.com.br