No último final de semana, do dia 15 a 17, ocorreu a 5ª edição da Olimpíada das Juventudes do Núcleo Joinville – Sínodo Norte Catarinense. Os jovens das comunidades luteranas da cidade passaram três dias praticando diversos esportes e vivendo em comunhão. Foi um momento especial de integração, que proporcionou a aproximação entre os grupos e com Deus. Os jogos foram realizados no Bom Jesus/Ielusc, unidade Saguaçu.
Nesse ano, foi realizada a classificatória, com a participação dos jovens dos grupos Jea, Jebopa, Jecolbv, Jecre, Jecripamalu, Jecrisa, Jelei, Jeleo, Jelp, Jelus, Jemil, Jerb, Jesma e São Marcos, totalizando mais de 300 adolescentes e jovens. As Olimpíadas do Núcleo classificam para as Olimpíadas Sinodais, que ocorrem no próximo ano, com a participação dos jovens de todo o Sínodo Norte Catarinense.
Para garantir que tudo saísse como o planejado, os preparativos começaram a ser feitos em julho. Contaram com a participação da coordenadora geral do núcleo, Beatriz Jandrey de Souza, e Nicolas Baumrucker Tilp como coordenador das Olimpíadas e o Orientador Teológico do Núcleo Joinville, Pastor Sérgio Wruck Klippel. Também com a ajuda, de muitos voluntários, mas vale mencionar o Paulo Maçaneiro, da Jemil, e Gabriel Felipe Kruger, da São Marcos, pelo apoio sem medida. A Juventude da Paróquia Semeador foi a responsável pelo momento de louvor realizado na sexta-feira a noite.
Entre as modalidades oferecidas estavam os jogos coletivos como futebol, vôlei e street-ball. Além disso, vários esportes individuais também estavam presentes, entre eles o atletismo, tênis de mesa, dominó e o xadrez. Todas as atividades foram planejadas para facilitar a integração entre os jovens e permitir que as Juventudes criassem laços de amizade e parceria entre sí. E neste ano a Olimpíada contou com um diferencial, além das modalidades esportivas que somam pontos para a classificação geral, foi realizado uma arrecadação de alimentos e produtos de limpeza, que serão doados, também foram feitas doações de sangue.
A Olimpíada foi uma das formas encontradas pelo Sínodo de aproximar os jovens de diferentes regiões por meio do esporte. Proporcionando momentos de descontração e integração, unindo pessoas e trazendo a Palavra de Deus para o coração dos adolescentes e jovens.