Durante os dias 24 a 28 de janeiro foi realizado o 35º Acampamento Repartir Juntos, na Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, na cidade de Palmeira das Missões – RS, Paróquia de Chapada, no Sínodo Planalto Rio-grandense, com o tema “Boca no Trombone: cale-me se for capaz!”, e versículo lema de Jeremias 1.5 “Antes que te formasses dentro do seio de tua mãe, antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei. Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi. Irás onde enviar-te e o que eu mando proclamarás.”
No encontro, foi tratado do tema Profetismo, de um modo bem dinâmico, com encenações (máquina do tempo), trazendo os profetas e profetisas para o presente com a finalidade de falar conosco sobre sua história, sua realidade e seu testemunho de fé, assim também nos incentivando a colocar a ‘boca no trombone.’
A palestra principal foi com José Luíz Possato Junior, do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), que trouxe a veracidade das histórias contadas pelos profetas, e muitas outras informações da história bíblica. Além desta, houveram outras palestras, com os temas: luta das mulheres; ética; movimento estudantil e movimentos populares. Todas as palestras foram muito proveitosas, tratando de temas muito importantes para nossos dias, servindo para amadurecer o pensamento dos/as participantes.
Durante estes 5 dias de acampamento foi possível desfrutar de muita convivência saudável com muita fé, momentos de partilha, reencontro com amigos e amigas, e também nos foi permitido fazer novas amizades. Momentos de comunhão, música, meditação, e também debates para abrir nossas mentes e nossos olhos, sobre injustiças sociais, democracia, liberdade, manipulação, violência contra a mulher, desafiando-nos a jamais calar diante de uma opressão, sempre confiando em Deus, como os profetas e profetisas confiaram.
Gabriela Sara Griebeler
Jacutinga, Paróquia em Erechim.