Entre os dias 28/01 e 03/02, ocorreu a segunda edição da Escola de Líderes Jovens “Estação Jovem”. O evento, viabilizado pela IECLB, aconteceu em parceria com a Faculdades EST e com o Sínodo Rio dos Sinos e teve o apoio do Conselho Sinodal de Juventudes Evangélicas (COSIJE), da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE – Sinodal) e da Legião Evangélica Luterana (LELUT).
A Estação Jovem contou também com o auxílio do corpo docente da EST e de estudantes da faculdade, que ficaram responsáveis por outras atividades com o grande grupo. O casal Simoni Emerick Runge e Lindolfo Runge, estudantes da Faculdades EST, foi responsável por organizar e preparar a alimentação de toda a turma. O cardápio foi organizado pela Nutricionista Fernanda Scharfenberger.
Neste ano, o grupo foi integrado por 30 jovens entre 14 e 21 anos, alguns já participando pela segunda vez.
Coordenado pela Pastora Cleide Olsson Schneider e pelo Pastor Antonio Carlos Oliveira, este evento teve como objetivo capacitar jovens, de uma forma mais aprofundada, a exercer funções de liderança frente às comunidades das quais participam. O Pastor Antonio ressalta que a Estação Jovem, por ter uma extensão maior que os demais eventos voltados à capacitação de lideranças, permite que as pessoas participantes desenvolvam percepções diferentes e com mais fundamentação teórica sobre as temáticas abordadas.
Ao longo dos sete dias de formação, durante a parte da manhã, o grupo teve aulas de Teologia com professores da Faculdades EST que trouxeram palestras sobre assuntos como Diaconia, História da Igreja no Brasil, Confessionalidade Luterana e Liberdade Cristã, Educação Cristã, Contextos e Leitura Popular da Bíblia e Religião e Cultura Contemporânea, proporcionando momentos de diálogo e exposição de ideias. À tarde, aconteceram oficinas diversas, que colocaram em prática as habilidades da turma e também convidava para participar de momentos descontraídos e que mostraram maneiras diferentes de estudar a Palavra da Bíblia. As oficinas envolviam os seguintes assuntos: Dinâmicas de Grupo, Atividades Plásticas, Celebração Ágape e Bibliodrama.
Na parte da noite, as celebrações guiadas por ministros e ministras proporcionam momentos de reflexão e comunhão como o Culto de Tomé, Culto de Taizé e o Culto Ágape. Na noite de segunda-feira, por exemplo, o culto de abertura teve como tema o texto bíblico de Lucas 5.17-26. A reflexão tratou da importância da fé e da solidariedade, enfatizando que uma pessoa cristã precisa estar preparada para ajudar outras pessoas. Na tarde de terça-feira, foi realizada uma visita à sede da IECLB e à Paróquia Matriz, localizada em Porto Alegre.
O foco da escola de líderes é despertar as vocações para o trabalho comunitário formando jovens que possam atuar como lideranças nos grupos de jovens e também nos demais espaços da comunidade, além de falar sobre o ministério ordenado da igreja para quem escolher cursar a faculdade de Teologia. Outro objetivo é incentivar jovens a prepararem de forma criativa, com ajuda dos ministros e das ministras de suas comunidades, seus encontros de estudo e suas celebrações.
O Pastor Antonio avalia que o resultado é bastante animador em relação aos jovens que retornaram às suas comunidades. O que é aprendido durante esta semana, reflete de forma positiva nos locais em que atuam. Sobre liderança jovem em grupos, a coordenadora do Conselho Nacional da Juventude (CONAJE), Martina Scherer, conversou com o grupo na última quinta-feira. Ela contou um pouco mais sobre sua atuação no Conselho e convidou os e as participantes para o XXIV CONGRENAJE (Congresso Nacional da Juventude Evangélica), que acontecerá este ano em Teutônia(RS) e que tem como tema central “VIDA DIGNA: NOSSO COMPROMISSO”.
A jovem da Paróquia Sapiranga, Ana Lena Grosse, que também atua na coordenação do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (COSIJE), participou pelo 2º ano na Estação Jovem. Ela percebeu que o grupo esteve muito unido, e que sentiram que houve muita integração. Ana diz que “uma das coisas que faz a diferença são os laços de amizade, que se quer levar pela vida toda”. Ela afirma ainda que “o crescimento pessoal também é muito grande. A Estação Jovem ajudou as pessoas a crescerem individualmente e como liderança; ajudou a pessoa a olhar para si, se questionar sobre o que incomoda e o que pode ser mudado”. Ana lembra que é importante que os jovens conheçam a igreja da qual fazem parte.
A programação da Estação Jovem se encerrou no último sábado, com o Passa-dia do COSIJE. O encontro com representantes e lideranças jovens dos grupos de JE do Sínodo Rio dos Sinos aconteceu também na Faculdades EST e teve a participação de aproximadamente 60 pessoas. Vivências, informações, conteúdos e recursos que poderão ser utilizados pelos jovens nas atividades em grupo foram partilhados. No sábado, houve também a celebração de formatura da Estação Jovem, com a entrega dos certificados para quem participou da programação nos dois anos. A semana voltada para liderança jovem se encerrou com uma janta e confraternização.
O último dia da estação Jovem aconteceu no sábado, dia 03, e foi marcado por um papo mais descontraído com o Prof. Dr. Iuri Andreas Reblin, que falou sobre Religião, cultura pop, séries e contemporaneidade. À tarde, a atividade foi conduzida pelo Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (COSIJE), que falou sobre sua organização e atividades e informou sobre os eventos previstos para 2018, como o Acampamento Sinodal, que acontece em abril, o Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE), em julho, e o Retiro de Lideranças, em outubro.
No final da tarde de sábado houve a celebração eucarística de encerramento e de formatura da Estação Jovem, com a entrega de certificados para jovens que participaram das duas etapas. Estiveram presentes o Vice-pastor Sinodal Carlos Eduardo Müller Bock e as famílias de vários participantes. Depois do culto, um delicioso jantar marcou o final das atividades.