Nos dias 15 a 17 de novembro de 2019, estiveram reunidos no CTG Modelo da Tradição de Modelo – SC mais de 280 jovens vindos das paróquias de Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Cunha Porã, Joaçaba, Luzerna, Maravilha, Mondaí, Nova Estrela, Palmitos, São Miguel do Oeste e Seara para o 11º Encontro Sinodal Jovem. O retiro teve seu início na manhã do dia 15, terminando com um almoço, no domingo, dia 17. Durante o ESJ os jovens puderam participar de palestras, talk shows, louvar a Deus, gincanas, pequenos grupos, fogueira, rever amigos, fazer novas amizades, compartilhar e crescer na caminhada de fé.
Com o tema Foco na Missão, a Palavra foi ministrada pelo P. Bruno Gauthier. Bruno é formado na EST e atualmente é pastor na Comunidade Redentor de Curitiba. Bruno abriu nossa mente para um tema muito conhecido por nós, mas por vezes, pouco compreendido – missão. Nos fez retornar para as escrituras e meditar na grande comissão de fazer discípulos, mas, com um olhar para nossa vida pessoal. Por vezes separamos missão da vida pessoal, a missão assim se torna um peso. Quando o foco for Deus a missão acontece naturalmente. Precisamos ajustar o foco. A missão não é um fim em si mesmo. Quando olhamos primeiro para Deus e investimos nossas forças no relacionamento com ele, o Espírito Santo opera através de nós, assim o resultado da missão acontece de forma natural quando testemunhamos no mundo onde estamos.
Bruno também nos fez olhar para o poder de Deus. ‘Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra’ Mt 28.18. A autoridade foi dada por Deus a Jesus, e agora Jesus nos dá essa autoridade através do Espírito Santo. Com esse grande poder atuando em nós, e através de nós, fomos desafiados a analisar qual são os grandes dramas das nossas cidades. Para que assim planejássemos de forma pessoal, e como igreja, como podemos ser resposta para essas dificuldades das nossas cidades. Se fomos alcançados por Deus algo precisa acontecer nas nossas cidades, em todos os lugares onde estamos. As nossas igrejas precisam ser luz. Saímos de lá motivados e renovados para ir e viver missão. Ajustamos o foco para uma vida com Deus, em Missão, na consciência que somos capacitados pelo Espírito Santo.