Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Uma mão amiga

Subsídio para o trabalho com crianças

12/08/2015

Uma mão amiga

Subsídio para o trabalho com crianças

Atos 3.1-10

Preparando o encontro

É bom você saber.

O milagre relatado no texto ocorreu algum tempo depois do dia de Pentecostes. O homem curado por Pedro nasceu com uma deficiência na perna e não podia caminhar. Ele era levado todos os dias para um dos portões do templo para pedir esmola. Ele dependia da ajuda das outras pessoas para sobreviver. Ao avistar Pedro e João, que tinham ido ao templo para a hora da oração, ele estendeu prontamente a mão, pedindo por dinheiro.

Naquela época, as pessoas que tinham alguma deficiência eram olhadas com desprezo e não eram valorizadas. As pessoas achavam que elas tinham nascido assim por algo ruim que seus antepassados tinham cometido. Diziam que era castigo de Deus.

É muito interessante perceber que este mesmo Pedro que diz perante a multidão que não conhecia a Jesus, agora, com muita coragem, cura um homem com deficiência. Segundo o relato bíblico, o número de pessoas que passaram a crer depois deste milagre chegou a atingir cinco mil (Atos 4.4).

Os discípulos Pedro e João não deram dinheiro ao homem, mas, através do poder do Espírito Santo, ajudaram-no a transformar sua realidade de vida. O milagre, em primeiro lugar, está no gesto de Pedro e João de parar, olhar e conversar com a pessoa com deficiência.

O homem curado, ao receber a cura, louvou a Deus e, saltando e cantando, entrou no templo junto com Pedro e João, sendo testemunha viva da graça de Deus.

É importante frisar que, atualmente, há um trabalho desenvolvido na IECLB no sentido de incluir as pessoas com deficiência na comunidade e na sociedade como um todo. Hoje se busca a valorização da pessoa e não da sua deficiência. Isso se reflete no termo utilizado para identificá-la: pessoa com deficiência.

Mensagem da história

Deus quer vida digna para todas as pessoas. Aceitar a outra pessoa, na sua diferença, é o primeiro passo para vencermos a barreira do preconceito e da falta de amor.

Na hora de brincar

Para as brincadeiras sugerimos olhar o livro: Incluir Brincando - guia do brincar inclusivo disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_sesa- me_guia.pdf

O encontro com as crianças

Saudação

Bom dia! Como saudação inicial e para nossos corações se encherem de alegria por nos reunirmos em nome de Deus, vamos cantar “Seu nome é maravilhoso” (Hinos do Povo de Deus 1, n° 235).

Vamos orar

Louvamos-te, Deus de amor, porque tu estás conosco neste encontro. Obrigada por nossos irmãos e nossas irmãs que estão ao nosso lado. Ensina- nos a buscar cada vez mais amigos e amigas para ouvirem, verem e falarem sobre os teus ensinamentos. Em nome de Jesus, amém.

Canto: Reunidos aqui (Hinos do Povo de Deus 2, nº 337)

Roda de conversa

Caixinha musical

Enquanto toca uma musica, passa-se um objeto de mão em mão. Quando a música pára, quem estiver com o objeto na mão conta algo que lhe aconteceu durante a semana.

Introdução à história

Comente com as crianças: Todos nós somos diferentes. Temos diferenças na cor do cabelo, na cor da pele, na forma como nos comunicamos, no nosso jeito de andar, no que gostamos.

Vocês conhecem alguém que caminha de um jeito diferente ou alguém que se comunica de um jeito diferente? O que fazemos quando encontramos pessoas com jeitos diferentes de ouvir, falar ou andar?

A cura de um coxo

Um homem com uma deficiência sentava todos os dias, pedindo esmola, em frente ao templo. Há muitos anos ele já vinha a esta porta do templo, que se chamava Formosa.

Ele escutava as pessoas falando e passando apressadas a sua frente. De vez em quando, alguém largava uma moeda na sua caixinha. E foi aí que avis- tou Pedro e João, discípulos de Jesus e pensou:

– Ah, lá vem Pedro e João, os homens que estão falando sobre Jesus. Puxa, eles também podiam me ajudar. Quanto será que eles vão me dar?

Quando Pedro e João estavam passando, ele disse:

– Hei, Pedro; hei, João, podem me dar uma moeda?

Então Pedro e João pararam, olharam para ele e disseram:

– Homem, olhe para nós.

O homem abriu bem os olhos, esperando receber uma moeda. Então, Pedro continuou:

– Não tenho ouro e prata, mas o que eu tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, levante-se e ande.

Pedro segurou forte a mão do homem com deficiência e, olhando firme- mente para ele, ajudou-o a levantar. Seus tornozelos e joelhos se tornaram firmes e, num pulo, ficou de pé e começou a andar. Assim, cheio de alegria, começou a dizer:

– Louvado seja Deus!

Todas as pessoas que observavam o que estava acontecendo ficaram maravilhadas.

Pedro e João entraram no templo e o homem curado os acompanhou, pulando, cantando e louvando a Deus.

Narração baseada em Atos 3.1-10

Canto: Ouro e Prata ou outra canção.

Para pensar, criar e partilhar

Divida a turma em dois grupos. Cada grupo ensaia separadamente uma dramatização sobre como podemos ajudar as pessoas com deficiência. Após, um grupo apresenta a dramatização para o outro grupo.

Faça as Brincadeiras inclusivas com o grupo conforme o livro sugerido ou adapte as brincadeiras que o grupo gosta.

Vamos orar

Deus do cuidado, ouvimos a história que nos ensina a ver e a ajudar todas as pessoas. Motiva-nos a trazer mais amigos e amigas para ouvir a tua palavra. É o que te pedimos em Cristo Jesus. Amém.

Canto de bênção

Um abraço dado (Encontros Bíblicos com Crianças v.1, p.214) ou outra canção.
O texto tem como base o estudo elaborado por Martina Angelika Inngauer para o material Encontro Bíblicos com Crianças, volume 2.

Fonte: Encontros Bíblicos com Crianças, volume 2/ [Organizado por] Maria Dirlane Witt; [ilustrado por] João Soares e Valdemar Schultz– São Leopoldo: Sinodal 2008. p. 135-137


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