Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Subsídios para a reflexão de João 10.11,27-28 - Dia Nacional da Diaconia 1997

13/04/1997

Subsídios para a reflexão de João 10.11,27-28

Jesus Cristo diz: Eu sou o bom Pastor. (Jo 10.11)

O que faz um pastor?

Philiip Keller, que passou vários anos de sua vida cuidando de ovelhas, conta1 .

O fato mais estranho com relação aos carneiros é que, por sua própria constituição, é-lhes quase impossível deitar-se, a menos que se satisfaçam quatro condições:

1. Devido à sua timidez, eles se recusam a deitar-se a não ser que estejam plenamente tranquilos e sem temores. Eles se assustam com facilidade, de modo que um pequeno animal, saltando de repente de trás de uma moita, pode provocar o estouro do rebanho. A presença do pastor é tranquilizador.

2. Por causa de seu comportamento social, no grupo do rebanho, não se deitam enquanto houver quaisquer atritos com outras ovelhas. Em geral, uma ovelha mais velha, arrogante, ardilosa e dominadora se arvorará em líder de um grupo de carneiros. Ela mantém sua posição e prestígio com manadas, expulsando os outros das melhores partes dos pastos ou de um recanto predileto. A interferência do pastor é importante nestas rivalidades.

3. Se as ovelhas estiverem sendo importunados por moscas e parasitas, também não se deitarão. Só conseguem relaxar quando estão livres dos insetos. Somente o cuidado diligente do criador que se mantém sempre vigilante, aplicando recursos (repelentes, mergulhada em solução própria, etc.), evitará que todo um rebanho seja atormentado por causa de algumas que insistem em ficar de pé, sacudindo as pernas e abanando a cabeça, sempre querendo correr em busca de alívio.

4. As ovelhas não se deitam enquanto estiverem com fome. Precisam estar bem alimentadas para fazê-lo. Uma ovelha faminta ou malnutrida está sempre em pé, inquieta, procurando mais um punhado de forragem para tentar satisfazer a fome que lhe rói as entranhas. Nas regiões áridas, o pastor passa muito trabalho para garantir pastagem suficiente às suas ovelhas.

Quando Jesus disse: Eu sou o bom Pastor, ele estava usando uma comparação. Em outras ocasiões ele usou comparações diferentes, como: eu sou o servo, o diácono. As duas figuras não se excluem. O pastor é o servo e o servo é o pastor. Jesus vê as pessoas em suas muitas aflições e empenha suas forças - sua vida - para aliviar e curar.

Quais foram as aflições e o que fez Jesus?

É interessante observar que as histórias de curas ocupam um grande espaço nos Evangelhos. O Ev. de Marcos, por exemplo, em seus 16 capítulos, relata 14 histórias de curas. Não devemos 'espiritualizar' demais a imagem do bom Pastor, pensando que a missão de Jesus foi somente chamar as ovelhas para o caminho da vida eterna.

Jesus, durante a sua vida na terra, envolveu-se com as pessoas, preocupado com sua saúde integral, dá mesma forma como um bom ovelheiro se preocupa com a saúde integral de suas ovelhas.

O que faz parte da saúde integral das pessoas?

Vamos pensar um pouco no rebanho de Jesus, aqui e agora: Há ovelhas que não têm suas necessidades básicas satisfeitas? Quem são elas e o que lhes falta? Será que Jesus espera que nós o ajudemos a 'pastorear'? Poderíamos dizer que ora somos ovelha e ora somos pastor? - ou somos as duas coisas ao mesmo tempo?

Phillip Keller conta-nos outras coisas interessantes cia vida das ovelhas2:

Somente aqueles que conhecem intimamente os carneiros e seus hábitos entendem o significado de uma ovelha 'virada'. Este termo significa que o animal virou-se de costas, e não conseguiu desvirar-se sozinha e colocar-se de pé. Se a pastor não aparece no local dentro de certo período de tempo, a ovelha fatalmente morre. Esta é uma das razões por que 'o ovelheiro diligente deve examinar o rebanho diariamente e contar os animais.

Existe o fenômeno da 'virada' entre nós, humanos?

Existe quem ajuda a ‘desvirar’?

Outros perigos para as ovelhas são: animais ferozes, falta de água, ervas venenosas, chuva fria.

Que perigos põem em risco a nossa vida? Que recursos existem para proteger destes perigos?

A este domingo foi dado o nome de Misericórdia do Senhor. O que vem a ser misericórdia?

É a atitude de quem vê a pessoa em sua condição de sofrimento, fraqueza e abandono e se empenha em ajudar. Olhando para a origem da palavra, significa: ter um coração para os míseros. Ter misericórdia é amar como Jesus, o bom Pastor, ama.

Notas:

1. Do livro de Phillip Keller Nada me Faltará: O Salmo 23 à luz das experiências de um pastor de ovelhas. Venda Nova. Editora Betânia, 1970. Páginas 30 a 40.

2. Ibid. página 51. 


Voltar para índice Dia Nacional da Diaconia 1997
 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Auxílio homilético
ID: 46106

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br