Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2016 - A vida do meu próximo tem valor! A dignidade humana.

Estudo Bíblico

01/08/2016

 

Estudo Bíblico

A vida do meu próximo tem valor! A dignidade humana.

Oração inicial: Deus! Teu amor e Tua graça nos chamam a olhar para nosso próximo como semelhante: com potencialidades e limitações. Ajuda-nos a perdoar, para que nosso coração não se feche em individualismo. Ajuda-nos a romper a inércia do comodismo, para que tenhamos espírito corajoso de ir em busca dos que sofrem. Ajuda-nos a defender a dignidade humana e a valorizar a vida de nosso próximo, pois somos todos/as irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Amém.

Leitura do texto bíblico: Mateus 12.9-14 (Convidar duas pessoas para fazerem a leitura, uma na versão da NTLH e outra na Almeida).

Considerações exegéticas:

O Evangelista Lucas faz questão de enfatizar que Jesus entrou na sinagoga no Sábado (v. 9). Na sinagoga encontrava-se um homem com uma enfermidade terrível, uma de suas mãos é ressequida (“aleijada” na NTLH). Se compararmos com os Evangelhos de Marcos e Lucas, observaremos que somente Lucas nos conta que o homem tinha “seca” sua mão direita. Aqui fala o médico Lucas, interessado nos detalhes do caso (Lc 6.6). A mão direita ressequida era símbolo de maldição e esse homem, segundo a Lei, deveria ser considerado imundo perante o povo.

Os escribas e fariseus também estão na sinagoga. Vendo o contato de Jesus com o homem da mão ressequida, são tomados pela expectativa: “Será que Jesus vai curar no sábado?”.

Havia prescrições exatas para a cura de doentes no sábado. A escola mais rigorosa, a do rabino Shammai, proibia até consolar doentes no sábado, além de outras 39 atividades! Nesse dia apenas se podia curar e ajudar quando a vida estivesse em perigo. Mas quando não havia risco de vida, ajudar um doente no sábado significava profanar o sábado, o que era punido com morte por apedrejamento.

O homem na presente história não estava em perigo de vida! No dia seguinte ainda haveria ocasião para ajudá-lo. Porém, Jesus cura-o mesmo assim.

Embora tenha confrontado o pensamento dos fariseus, Jesus não aboliu a lei do sábado. Jesus apresentou aos fariseus o verdadeiro princípio pelo qual o sábado veio a existir: “O sábado foi feito por causa do ser humano, e não o ser humano por causa do sábado” (Mc 2.27). Jesus confronta os fariseus porque se importa também com eles! Nas palavras de Cortella: “O que nos renova? É a outra pessoa. A que nos desafia a ser diferente, a que nos obriga a pensar de outro modo (...). Porque quando você tem verdadeira consideração com a outra pessoa, você a corrige, discorda dela”.

No final, o texto apresenta uma inversão curiosa: Os fariseus consideram Jesus, por ter realizado um benefício no sábado, um violador do sábado. Eles próprios, porém, não ponderam que justamente eles profanam o sábado com seus pensamentos homicidas. Pensamentos de morte e ódio são equivalentes ao próprio assassinato (segundo Mt 5.21s). Ou seja, “matar” alguém no sábado não é violação do sábado, enquanto curar uma pobre pessoa doente é.

Reflexão: Diálogo em duplas.

- Tente imaginar o dia a dia de alguém com uma “mão ressequida” nos tempos de Jesus e de alguém com alguma deficiência nos dias de hoje. Compare.
- O que significa o ato de curar para Jesus?
- O que significa a cura para o homem da mão ressequida?
- O que é Dignidade Humana a partir desse texto bíblico?

Dinâmica: A música “Milho aos pombos” foi composta por Zé Geraldo em 1981, na época da Ditadura Militar. Zé Geraldo é da linha de compositores que utiliza a música popular, simples, muitas vezes acompanhada apenas de um violão, para falar sobre o cotidiano, a vida e o amor. “Milho aos pombos” é uma crítica direta às pessoas que reclamam do que acontece, mas não fazem nada para que ocorra uma mudança.

Convidamos para ouvir esta canção, refletindo sobre sua ligação com o texto bíblico. Enquanto ouvimos, podemos acompanhar a letra na projeção (Projetar a letra da música). Passados 35 anos, a letra da canção é muito pertinente na atualidade.

Milho aos Pombos (Zé Geraldo)

Enquanto esses comandantes loucos ficam por aí
Queimando pestanas organizando suas batalhas
Os guerrilheiros nas alcovas preparando na surdina suas mortalhas
A cada conflito mais escombros
/: Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça
Dando milho aos pombos :/
Entra ano, sai ano, cada vez fica mais difícil
O pão, o arroz, o feijão, o aluguel
Uma nova corrida do ouro
O homem comprando da sociedade o seu papel
Quando mais alto o cargo maior o rombo
/: Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça
Dando milho aos pombos :/
Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça
Dando milho aos pombos
Eu dando milho aos pombos no frio desse chão
Eu sei tanto quanto eles se bater asas mais alto
Voam como gavião
Tiro ao homem tiro ao pombo
Quanto mais alto voam maior o tombo
Eu já nem sei o que mata mais
Se o trânsito, a fome ou a guerra
Se chega alguém querendo consertar
Vem logo a ordem de cima
Pega esse idiota e enterra
Todo mundo querendo descobrir seu “ovo de Colombo”*
/: Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça
Dando milho aos pombos :/

*O “Ovo de Colombo” é uma famosa metáfora proverbial do folclore italiano contada em toda a Espanha para referir-se a soluções muito difíceis de se chegar, mas que quando reveladas mostram-se, paradoxalmente, óbvias e simples.

Costura: Jesus valoriza a vida humana, quando questiona os costumes do seu tempo para salvar/curar uma pessoa excluída, ajudando esse homem a recuperar a sua dignidade humana. Nós, pessoas jovens não podemos só ficar “dando milho aos pombos”. Nós somos chamados/as a valorar e valorizar a vida de nosso próximo promovendo a inclusão, defendendo a dignidade de todas as pessoas.

Bênção: Que Deus mantenha tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim nos guie o Deus de Bondade. Amém.


P. Gerson Acker
(Estudo Bíblico realizado no Congrenaje 2016)
 


Autor(a): Gerson Acker
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência
Título da publicação: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência / Ano: 2016
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 39004

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br