Anualmente, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto, as comunidades e organizações confessionalmente vinculadas à IECLB, junto com a sociedade brasileira, são motivadas a refletir sobre temas relacionados à inclusão das pessoas com deficiência. O material que está em suas mãos é um instrumento para fomentar a reflexão sobre como é importante contar as histórias de vida das pessoas.
As conversas pelo caminho promovem a inclusão na medida em que paramos para ouvir as histórias das pessoas, sejam elas de sofrimento e exclusão ou de aprendizagem e alegria. Parar, diminuir o ritmo da caminhada para ouvir atentamente a história pode transformar a nossa vida e a vida de quem conta a história, pois falar daquilo que está em nossos corações pode pode ser o primeiro passos de um processo de cura, de inclusão e acolhimento.
A liturgia, o estudo para o trabalho com crianças e os subsídios de reflexão nos motivam a conversar e propor ações sobre como podemos ser comunidade cada vez mais inclusiva. Esperamos que a reflexão e as conversas pelo caminho que acontecerão a partir deste material despertem ainda mais na comunidade a importância de sermos uma Igreja, que visa à acolhida, o res- peito e a inclusão das diferenças entre irmãos e irmãs na fé.
Desejamos que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência oportunize espaços para que histórias sejam contadas para ajudar no processo de construir comunidades mais inclusivas, cuidadoras, onde todas as pessoas possam viver com qualidade de vida.
P. Dr. Mauro Batista de Souza - Secretário da Ação Comunitária
Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey - Coordenadora de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão
Voltar para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2015