
O segundo dia do encontro anual do CONAD começou com meditação dirigida por Elsa Janssen, presidente da associação nacional dos grupos de OASE. Elsa convidou o grupo a refletir sobre as tempestades que acometem nas nossas vidas e sobre a necessidade de nos mantermos dentro do barco guiado por Jesus Cristo.
Em seguida, o programa do encontro passou a mostrar uma pequena parte da riqueza de trabalhos diaconais que existe na IECLB. Houve relatos de diversos experiências diaconais que tem dado excelente resultado.
A Profa. Cleci Koch, do Sínodo Uruguai, falou sobre a experiência do trabalho na área do Cuidado com o Envelhecer. Destacou a importância da abordagem de questões relacionadas com espiritualidade, cuidado com a saúde e com a sexualidade. Envelhecer com qualidade de vida pode ser mais fácil do que se imagina.
O grupo de Diaconia da Paróquia Evangélica de Rolante, Sínodo Nordeste Gaúcho, também mostrou seu trabalho, através da apresentação feita pela Pa. Gabrielly Ramlow Allende e pela Sra. Marli Petry. Com a venda de roupas usadas, o grupo obtém recursos que são usados para diversos fins, como no auxílio a pessoas empobrecidas (alimentos, medicação e exames), compra de objetos e utensílios para pessoas com deficiência, doação de roupas e calçados para comunidades empobrecidas, enxovais para recém-nascidos, ajuda em caso de catástrofes naturais, etc. Dez por cento do resultado das vendas são direcionados para a Campanha Vai e Vem.
A seguir, a Diác. Simone Voigt abordou a experiência do curso Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia, desenvolvido no Sínodo Vale do Itajaí em 2012. Uma das seis etapas do curso foi desenvolvido em conjunto com o conselho sinodal. O curso foi marcante para a vida das pessoas a tal ponto de levá-lo a decidir reencontrar-se em 2013 em cindo datas agendadas.
Um repelente natural contra o mosquito da dengue, que afeta várias estados brasileiros, foi distribuído a todas as pessoas participantes, uma gentileza de Chirlei Weber, do Sínodo Mato Grosso.
A Diác. Cátia Berner, do Sínodo Noroeste Riograndense, relatou sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Missão e Diaconia, na área de dependência química. O trabalho iniciou a partir de uma consulta feita sobre as necessidades da região. Assessoria foi buscada na Cruz Azul, que tem larga experiência na área. O Conselho organizou um seminário sobre o assunto na cidade de Três Passos.
Dirci Bubantz, da Instituição Beneficente Martinho Lutero, de Belo Horizonte, relatou sobre o processo de análise das ações diaconais institucionalizadas dentro do Sínodo Sudeste. Com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, o Sínodo organizou e publicou um balanço social de suas instituições diaconais.
Marilú Menezes, da Fundação Luterana de Diaconia, trouxe valiosas informações sobre o trabalho da FLD em diversas áreas, muitas delas em parceria com as coordenações da Secretaria da Ação Comunitária da Secretaria Geral da IECLB. Uma delas é o trabalho de combate à violência doméstica. Para isso, está sendo planejado um curso de multiplicadores e multiplicadoras para a Exposição Interativa Nem Tão Doce Lar. O curso será em outubro de 2013 e irá convidar duas pessoas por sínodo. Também abordou a criação da Rede de Comércio Justo e Solidário, uma corrente de produção e comercialização de serviços e produtos socialmente justos e ecologicamente sustentáveis.
A seguir Marilú falou sobre o mecanismo de resposta a emergências (apoio psicossocial de base comunitária) programa que visa a capacitar pessoas das comunidades da IECLB para atuar no caso de calamidades. O mecanismo está baseado em metodologias desenvolvidas pela organização ACT – Action by Churches Together (Ação Conjunta das Igrejas), da qual a FLD é membro.
A noite está reservada para um momento celebrativo, com rememoração da caminhada dos 25 anos da diaconia como setor de trabalho organizado nacionalmente na IECLB.