Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Rede de Diaconia realiza Encontro da Articulação Sul

17/08/2023

Rede de Diaconia - Encontro da Articulação Sul, 2023
Rede de Diaconia - Encontro da Articulação Sul, 2023
Rede de Diaconia - Encontro da Articulação Sul, 2023
Rede de Diaconia - Encontro da Articulação Sul, 2023
Rede de Diaconia - Encontro da Articulação Sul, 2023
Rede de Diaconia - Encontro da Articulação Sul, 2023
Rede de Diaconia - Encontro da Articulação Sul, 2023
1 | 1
Ampliar

 

Nos dias 15 a 17 de agosto, a Rede de Diaconia realizou o Encontro da Articulação Sul. Por meio de partilhas de experiências, dinâmicas e rodas de conversa, representantes das instituições participantes debateram o avanço em rede com diaconia transformadora para fortalecer as instituições.

A programação iniciou na tarde do dia 15, com acolhida e meditação, conduzidas pelo secretário da Ação Comunitária da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Pastor Olmiro Ribeiro Junior. “Clamamos por um mundo mais empático e justo, onde amar e mudar as coisas interessa mais. Todas as pessoas são convidadas a transformar vidas”, afirmou.

Em seguida, o diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos, fez uma breve apresentação da Rede de Diaconia, sobre seus objetivos e suas ações. “A Rede de Diaconia é um lugar seguro, onde as instituições podem pedir ajuda, é um espaço onde podemos discutir e avançar em pautas comuns”, analisou.

Posteriormente, Dirci Bubantz apresentou os principais pontos do Relatório de Avaliação da Rede de Diaconia, feito por consultoria externa. A consultoria apontou que o fortalecimento das instituições deve permanecer como meta; que a governança precisa estar mais perto da rede; e que as pessoas precisam rever seus papéis, ou seja, se sentirem integrantes da Rede.

Na noite do dia 15 houve o momento integrativo, em que cada instituição teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho, destacando “O que fazem e como fazem?”. Este momento de partilha teve sequência na noite do dia 16 e na manhã do dia 17.

No dia 16, o Pastor da IECLB e coordenador do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), Sandro Luckmann, conduziu a reflexão sobre “Instituição e vínculo confessional”. Sandro salientou que “vínculo é aquilo que marca e ajuda a dar formato. Nós, enquanto instituições, nos pautamos pela laicidade, apesar de termos vínculo confessional com a IECLB. Carregamos valores históricos, diversidade e pluralidade de uma igreja democrática, que nos dão credibilidade”.

Pela tarde, em grupos menores, participantes refletiram sobre os desafios e as potencialidades da Rede de Diaconia, que resultaram em temas que devem ser aprofundados ao longo do ano. Ainda no dia 16 houve a apresentação do trabalho realizado pela Associação Luterana de Diaconia (ALUDI), de Herval D’Oeste (SC), a partir do seu trabalho com crianças e adolescentes e de seu projeto da cozinha comunitária, que se estabeleceu como um grupo de economia solidária. Por meio da Rede de Diaconia, a ALUDI, uma instituição jovem, fortaleceu o seu trabalho e avançou no propósito de inserir os produtos da cozinha comunitária no fornecimento de alimentos para a merenda escolar.

No dia 17, último dia do encontro, foi feita uma breve retrospectiva dos dias anteriores e discutida “a corresponsabilidade na sustentabilidade da Rede”. Na ocasião, foi informado que a Rede de Diaconia deve estar vinculada, em breve, à Secretaria Geral da IECLB, mais especificamente à Coordenação de Diaconia.

Ao final da programação, foi definido que o próximo encontro da Articulação Sul irá ocorrer no final de abril de 2024, em local ainda a ser definido. Já o Encontro Nacional da Rede de Diaconia ocorrerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2024, na Associação Diacônica Luterana (ADL), em Afonso Cláudio (ES).

 

Resumo do texto de Édson Luís Schaeffer. Confira a matéria completa, CLICANDO AQUI.
Créditos das fotos: Édson Luís Schaeffer/Pella Bethânia/GT de Comunicação
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br