Proposta Litúrgica - Dia Nacional da Diaconia
15 de abril 2018
Testemunhar é viver Diaconia!
Orientações iniciais
Na recepção, dispor de lenços para acolher as pessoas. É importante envolver grupos da comunidade para confeccionar os lenços. Uma sugestão é tecido de voal ou crepe transparente, de 10cm x 1m cada, preferencialmente em cores diversas. O que queremos marcar com isso? Em primeiro lugar, um gesto concreto de acolhimento, gostoso, proporcionado pela leveza do tecido simbolizando o amor de Deus que nos acolhe e envolve. A diversidade nas cores representa nossa diversidade e também a diversidade da criação, dos dons que colocamos a serviço. (Se for usada apenas uma cor, sugerimos a vermelha, lembrando o amor de Deus, ou a verde, oportunizando e lembrando a Diaconia). Em segundo lugar, ao fim do culto, no envio, queremos deixar marcado nas pessoas o que significa ‘vamos na paz de Deus e sirvamos com alegria’. O envio é o convite à diaconia, ao serviço. Temos uma missão ao sair do culto. Nada terminou. Está apenas começando! A pessoa celebrante irá lembrar que cada pessoa é envolvida pelo amor de Deus e é chamada a servir, testemunhar com gestos concretos, envolver outras pessoas com o amor de Deus. Cada pessoa é convidada a levar seus lenços e envolver outras pessoas, fazer uma visita a alguém, levar o lenço e desejar uma bênção, etc.
Outra sugestão é que, no gesto da paz, as pessoas troquem seus lenços. A paz de Deus também precisa ser anunciada, desejada, não fica apenas em mim. Esta ação simbólica é uma experiência interessante, que torna o culto mais concreto em gestos e possibilidades de participação das pessoas. Isso é diaconia. Esta vivência em culto possibilita que as pessoas compreendam o significado de testemunhar o amor de Deus.
Abençoado culto!
Liturgia de Entrada
Prelúdio ♫
Acolhida: “E disseram um ao outro: — Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (Lucas 24.32)
(Acolher as pessoas com boas-vindas. Lembrar que o 3º Domingo da Páscoa é chamado de “misericórdia do Senhor” e nele celebramos o Dia Nacional da Diaconia.)
Saudação Apostólica
♫ Livro de Canto da IECLB 25 - Quando o povo se reúne
Confissão de pecados
Ó Deus, nosso Salvador: somos gente que vive da esperança da Tua ressurreição, da esperança da luz que vence toda escuridão, da força que vence o desânimo, da paz que vence a guerra, da mão solidária que vence a indiferença, da confiança que vence o medo...
Somos Teus filhos e Tuas filhas. Sabemos que nos amas e nos serviste com tanto amor. Perdão, Deus, pois nem sempre seguimos obedientes. Tu nos ensinaste uma vida em amor, e nós faltamos com amor entre nós e com a criação. Tu nos ensinaste a partilha, e nós insistimos em alimentar o individualismo. Blasfemamos contra pessoas em situações de pobreza, ao invés de caminhar com elas. Tu nos ensinaste a comunhão, mas temos dificuldade de nos reunir em Teu nome. Tu nos remiste de nossos pecados, e nós não somos capazes de perdoar quem nos magoa. Tu nos chamaste para servir assim como Tu nos serviste, e nós continuamos de braços cruzados.
Perdão, Deus, por todas as vezes em que agimos como pessoas imaturas e rebeldes. Amém!
Anúncio da graça (cantado)
♫ Livro de Canto da IECLB 49 – Se confessarmos
Kyrie
A comunidade cristã, integrada ao Corpo de Cristo através do Santo Batismo, é chamada a juntar sua voz com a de quem sofre, e clamar a Deus pelas dores do mundo. Uma comunidade que se reúne para celebrar e fortalecer a sua fé testemunha essa fé com palavras e atos de amor e solidariedade. Cantando o Kyrie eleison, trazemos diante de Deus o nosso clamor por paz em todos os lugares do mundo...
♫ Livro de Canto da IECLB 56 – Pelas dores deste mundo
Glória
Diante da minha incredulidade, converteu-me o Senhor.
Quando meu passo foi errante, converteu-me o Senhor.
Quando minha fé foi débil, converteu-me o Senhor.
Quando minha mente foi estéril, converteu-me o Senhor.
Quando minhas mãos foram rudes, converteu-me o Senhor.
Quando meus olhos foram ferozes, converteu-me o Senhor.
Quando minha língua foi cruel, converteu-me o Senhor.
Quando minhas intenções foram más, converteu-me o Senhor.
Quando meu coração foi fraco, converteu-me o Senhor.
A Deus, que tudo renova em nós, cantemos, pois, alegres, glória...
♫ Livro de Canto da IECLB 70 – Glória
Oração do dia
Ó Deus, que nos serves vindo ao nosso encontro, fortalece-nos com Tua palavra viva. Em tua graça, concede que compreendamos o que tu queres nos dizer e nos impulsione para a ação. Por Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo para todo o sempre. Amém!
Liturgia da Palavra
♫ Livro de Canto da IECLB 152 – Pela Palavra de Deus
Leitura Bíblica – Deuteronômio 24.17-22
Aclamação do Evangelho
♫ Livro de Canto da IECLB 188 – Aleluia
Leitura do Evangelho – Lucas 24.36b-48
Prédica/Mensagem
♫ Livro de Canto da IECLB 568 – Nem só palavra é o amor
Confissão de Fé
Sugestão: Credo da Esperança de Alexandre Filordi (adaptado)
Creio em Deus como Pai Protetor,
que ampara os passos vacilantes, guia nas noites de temor e é amigo nos dias de desesperança.
Creio em Deus qual Mãe amorosa,
que acolhe limitações,
sustenta os sonhos desejados e mantém a esperança.
Creio em Deus como Salvador,
que cuida dos passos errantes e ensina o canto da vitória,
e que encoraja o viver.
Creio em Deus como Espírito Santo,
que acalenta a fúria do cotidiano, que inspira o corpo fatigante,
e aponta sentido aos olhos que não veem.
Creio em Deus como Gesto-de-Amor,
que acolhe através de mãos generosas, que caminha ao lado através de pés amigos e solidários, e que ama através de corações humanos dispostos a servir.
Ofertório
Ofertar é gesto concreto de partilha e comunhão. De solidariedade e de mãos que se juntam para ajudar. As ofertas deste culto são destinadas para... Abençoe Deus estas dádivas e a quem doa. Amém!
♫ Livro de Canto da IECLB 566 – Que estou fazendo?
Oração de intercessão
Deus, Te agradecemos por nos ensinares o caminho da humildade e da doação, por seres Luz e Palavra viva em nosso dia a dia. Nossa gratidão por nos mostrares que, através do servir, podemos vivenciar o Teu amor e anunciar a Boa Nova.
Te agradecemos pelos 30 anos de atuação da Coordenação de Diaconia da IECLB. Graças por todas as ações desenvolvidas para transformar realidades de dor e sofrimento. Graças por todas as pessoas que fazem parte desta caminhada.
Te agradecemos e reconhecemos que dependemos de Teu amor e de Tua intervenção. Por isso, intercedemos por todas as nações deste mundo. Dá que possam reatar laços de amizade, de cooperação e de paz através da solidariedade e de relações baseadas na ética e no amor...
♫ Livro de Canto da IECLB 63 – Ouve, Senhor
Deus, intercedemos pelas pessoas que estão por este mundo sem entender Teu convite e chamado para a vida. Insiste com elas, para que possam ter suas vidas transformadas e que possam sentir a alegria da comunhão e do servir na Tua seara...
♫ Livro de Canto da IECLB 63 – Ouve, Senhor
Deus da misericórdia, intercedemos de forma especial pela Diaconia da Tua Igreja. Dá que possamos, como Teu povo, servir conforme Teu chamado, amparando as pessoas em maior fragilidade, dando a mão às que estão caídas. Usa nossa boca para denunciar injustiças. Dá-nos coragem para anunciar a Boa Nova do amor e da paz.
♫ Livro de Canto da IECLB 63 – Ouve, Senhor
Deus do cuidado, pedimos pelas pessoas que estão enfermas. Faze-Te presente em suas vidas, dá-lhes Teu sustento para que possam se recuperar. Dá também a familiares e comunidade de fé força e coragem para serem apoio em amor...
♫ Livro de Canto da IECLB 63 – Ouve, Senhor
Também Te pedimos pelas pessoas e famílias que estão sofrendo pela perda de alguém. Fica com elas e fortalece o convívio comunitário onde se pode encontrar solidariedade e amparo...
♫ Livro de Canto da IECLB 63 – Ouve, Senhor
Vem Senhor e atende as nossas preces, mesmo as que ficam no silêncio de nossas mentes e corações, segundo a Tua vontade.
Pai Nosso/Gesto da Paz
♫ Livro de Canto da IECLB 565 – Diaconia
Liturgia da despedida
Avisos
Bênção
Envio
Cada pessoa, ao entrar hoje aqui, foi envolvida com um lenço. Ele representa o amor de Deus que envolve todas e todos nós!
No gesto da paz, vocês trocaram os lenços. Também nós compartilhamos os dons recebidos de Deus com as pessoas ao nosso lado. E agora, depois da bênção que vem de Deus sobre nós, somos pessoas enviadas a testemunhar, em gestos concretos, a acolhida e o amor de Deus. Assim, levem este lenço a uma pessoa que precisa de um amparo, de uma visita. Ou então, vão ao encontro de alguém que espera por uma bênção. Este lenço não é para permanecer em nosso pescoço, muito menos em nossos armários. Lembrem do que viveram hoje aqui, da Palavra de Deus nos chamando a testemunhar o amor. E vamos nos comprometer com isso. O amor de Deus já temos. Também sua bênção. Agora, vamos e sejamos bênção de Deus para alguém, indo ao encontro, compartilhando o amor, servindo com alegria.
Liturgia moldada pela Diác. Nádia Mara Dal Castel de Oliveira
Joinville/SC