Vamos juntos trabalhar na seara do Senhor,
pois o povo está a vagar qual ovelhas sem pastor.
Libertados pela graça nos dispomos a servir.
Sirvamos com alegria, exaltando o Deus do amor.
(Hino da Diaconia, Livro de Canto 565)
Sob a motivação da visão da IECLB de sermos reconhecidas como comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, após um dia de trabalho, partilha e convivência com os Conselhos Nacionais de Música, Liturgia, Educação Cristã, Educação, Juventude e Conselho da Igreja, fomos enviados e enviadas com a luz de Cristo para realizarmos mais um encontro do Conselho Nacional da Diaconia – CONAD, nos dias 07 e 08 de abril de 2018 no Hotel Continental em Porto Alegre/RS.
A coordenação iniciou os trabalhos nos presenteando com um galho de alecrim e uma pérola: assim como o alecrim que fortifica e tempera, a diaconia fortalece a ação da Igreja e é preciosa como uma pérola.
A Comunidade é movida pelo Espírito Santo e planeja sua atuação. Na convicção de que queremos ser reconhecido como conselho que fortalece e articula a Diaconia para que toda a criação tenha dignidade e direitos, refletimos sobre o contexto de violência, exclusão, intolerância, corrupção, impunidade e relativização das relações e valores e o papel da ação diaconal nesse contexto.
A partir disso, definimos o planejamento das ações que direcionarão a atuação do CONAD nos próximos três anos. Acolhemos com paixão a nossa missão de promover o Evangelho de Jesus Cristo através da Diaconia com a finalidade de incidir e transformar realidades de sofrimento e injustiça. Ancoramo-nos nos valores: fundamentação bíblica, dignidade e cidadania, inclusão e acessibilidade, respeito à diversidade cultural, étnica e sexual, justiça de gênero e justiça socioambiental.
Motivados e motivadas por todas as ações pensadas para fortalecer e ampliar a atuação diaconal nas comunidades e instituições, percebemo-nos num momento novo, num caminho árduo, mas transformador, da Diaconia. Há um longo trajeto a ser percorrido, mas sabemos que não estamos sós: Cristo caminha conosco. Com o coração ardendo, sentimo-nos fortalecidos e fortalecidas neste importante e urgente trabalho com o desejo de que mais pessoas se unam a essa caminhada para sermos comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias.
Conselho Nacional da Diaconia