Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Lucas 24.36b-48

Subsídio bíblico para a mensagem - Dia Nacional de Diaconia - 2012

22/04/2012

Considerações sobre o texto

Sugestão: ter em mente como fio vermelho o significado do logo da Diaconia – IECLB. Seguem quatro ênfases que podem ser exploradas:

- Comensalidade:

“Comida como sinal de realidade”. Feijão: alimento para a necessidade física. Por que, num país tão rico de grãos, temos tanta pobreza? As Escrituras: alimento espiritual.

- Missão de Cristo - cruz:

“O suposto fracasso com a morte do Messias é substituído pela certeza da vitória pela ressurreição”, mas só depois de Cristo ter aberto o coração, a mente dos discípulos.

- Anúncio para o arrependimento e o perdão:

“É importante lembrar que, em Lucas, o arrependimento inclui renúncia e partilha” (PL – 36). Partilhar o quê? O que está sobrando? Dar cestas básicas? Resolve, transforma realidades?

“Cristo quebra o paradigma e abre as possibilidades do amor de Deus”. Cristo promove dignidade de vida. Mas o que é dignidade de vida?

- Esperem até que o poder venha sobre vós x missão:

“Cristo abre a mente deles”. “Os discípulos passam a ver com olhos de Jesus”. “Agora o critério é o que promove a Cristo”. “Diante do entendimento que Cristo traz, não dá para ficar quieto”, é necessário agir. Mas agir como? Onde? Em que sentido?
Minhas mãos estão amarradas. Quero ver retorno rápido!

Imagens para a prédica

A aparição de Jesus aos discípulos provoca reações de medo, susto, “fantasma”.

Pergunto: A realidade que nos cerca (violência, drogas, assaltos, corrupção, fome, pobreza, doenças...) tem sobre nós efeitos semelhantes? Não são fantasmas, mistérios que nos cercam? Ou não nos afetam?!

No Fascículo 5 do Passos na Fé, p. 9, onde encontramos a explicação da prece “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”, temos também o relato de uma criança. Esta é perguntada sobre seus pais, e ela responde que não tem pais; é perguntada sobre sua casa, e ela responde que não tem casa. Será que realidades como estas deixaram de ser assustadoras? Será que se tornaram tão normais que já não assustam mais?

Bibliografia

PRELICZ, José M K. WEIMER. Auxílio Homilético Lucas 24.36b-48. Proclamar Libertação 36, São Leopoldo: EST/Sinodal, 2011, p. 162-167.

Passos na Fé. Fascículo 5. Pai-Nosso e sacramentos, Editora Sinodal, p. 9.

Diácona Mariane Schneider, Ministra na Paróquia de Sinop-MT
 


Autor(a): Mariane Schneider
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
ID: 13802

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br