Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Nacional da Diaconia 2003 - Apresentação

04/05/2003

 

Dia Nacional da Diaconia 2003 - Apresentação

Domingo Misericórdia Domini (A misericórdia do Senhor) foi a data escolhida para a celebração, em toda a IECLB, do Dia nbar Nacional da Diaconia. Aprovada pelo Conselho Diretor, a data é festejada anualmente, desde 1997. Este ano, o Dia Nacional da Diaconia será em 4 de maio.

A finalidade do Dia Nacional da Diaconia é promover a reflexão sobre a Diaconia como algo que faz parte da essência da Igreja e como resposta de fé ao serviço de Jesus em favor da humanidade.

A cada ano, o Departamento de Diaconia tem elaborado subsídios para a reflexão comunitária e a celebração litúrgica nesta data. Este ano estamos propondo uma reflexão a partir do tema da IECLB.

O tema e o lema da IECLB para 2003 - Nosso Mundo tem Salvação - Deus enxugará dos olhos toda lágrima - fala de esperança. E esperança é matéria prima da Diaconia. O serviço da Igreja ao mundo é, justamente, anunciar, em palavra e em ação, que, apesar dos indícios em contrário, toda a criação de Deus, este mundo, tem remédio, tem cura, tem salvação. A garantia dessa afirmação está no fato de que Deus enxugará - e vem enxugando - as lágrimas que vêm do sofrimento e das dores deste mundo.

Com base neste tema, estamos apresentando para este ano seis estudos, enfocando seis aspectos do tema do ano. Eles são acompanhados de uma foto que também poderá ser utilizada como recurso metodológico para a reflexão dos grupos.

Neste material do Departamento de Diaconia você vai encontrar os seguintes temas: Toda lágrima será enxugada; Saúde cura e salvação: Deus manifesta o seu reino; Vida abundante: O Tesouro da Ilha; Construindo desenvolvimento sustentável; O Espírito vem pelas águas; e Tua dor. Minha dor.

Com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), colocamos em suas mãos este material, na esperança que ele ajude a proclamar a salvação do mundo através da ação diaconal.


Toda lágrima será enxugada. Deus enxugará dos olhos todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram (Apocalipse 21.4). As lágrimas são secreções das glândulas lacrimais. Um líquido sem coloração, composto de sais de sódio e de cálcio. Elas lubrificam o globo ocular e removem partículas irritantes. Seu aumento se dá devido a certos tipos de carga emocional.

Saúde, cura e salvação: Deus manifesta o seu Reino. Saúde e doença fazem parte do cotidiano das pessoas. Também o povo do tempo bíblico ocupava-se com questões de saúde. Jesus dedicou muito tempo de sua vida aos que sofriam diferentes males. O termo saúde e significa salvação. Saúde tem a ver com a arte de ser feliz.

Vida abundante: O Tesouro da Ilha. Lá, no meio do oceano, havia uma ilha. Tinha belas praias, um mar generoso de frutos, terra fértil e clima bom. O povo que a habitava era bonito, de boa índole, ordeiro e trabalhador. Um) dia apareceu na praia uma garrafa. Dentro da garrafa tinha um papel. No papel havia um mapa e Uma anotação a punho.

Construindo Desenvolvimento Sustentável. O compromisso com desenvolvimento sustentável fundamenta-se e é impulsionado pela fé que cristãos confessam no hino Deus. O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas, e através da Palavra pronunciada na criação (Gênesis 1.2ss) Deus criou tudo o que existe — o cosmo, a natureza, todas as criaturas, as plantas, e os seres humanos — formando uma rede de vida interdependente.

O Espírito vem pelas águas. Hoje nós temos seis bilhões de seres humanos no planeta Terra, dos quais dois bilhões não têm acesso a agua potável por causa da poluição, do desrespeito à natureza, do desmatamento, da destruição das matas ciliares, queimadas, etc. Segundo: devido à mercantilização e a privatização da água.

Tua dor. Minha dor. O ditado popular diz que a dor ensina a gemer. Supõe-se que assim, a dor tem a capacidade de nos ensinar alguma coisa sobre a nossa vida. Diz-se também que o sofrimento serve como forma de depuração. Por esta afirmação, quem sofre torna-se melhor. O curioso é que, apesar disso, ninguém gosta de sofrer. Ninguém quer sentir dor.


Voltar para o índice Dia Nacional da Diaconia 2003
 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Artigo
ID: 46197

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br