Apresentação
Na IECLB, o 3° Domingo da Páscoa, chamado “Misericórdia do Senhor”, é a data escolhida para a celebração do Dia Nacional da Diaconia. A data é comemorada anualmente desde 1997.
Neste ano, em 15 de abril, convidamos para refletir sobre o tema “Testemunhar é viver Diaconia”. Conforme a Diác. Nádia, “diaconia é a tarefa da Igreja. Uma vez alguém me disse: Mas a missão da Igreja é anunciar o Evangelho. Sim, mas Evangelho é palavra em ação. Todo ensino de Jesus acontecia na prática. Era palavra viva, palavra feita gesto de amor. Evangelho que não reverte em ação, em serviço, é palavra morta, sem sentido, que não ecoa...”
Além dos subsídios para a liturgia e a mensagem para o culto, estamos oferecendo um estudo para grupos sobre o tema Diaconia Profética, pois entendemos, conforme afirma Kjell Nordsttoke, que “a diaconia está baseada na fé e na justiça. A diaconia recebe impulsos da prática dos profetas do Antigo Testamento e de Jesus, e o mandato de ser profética, isto é, denunciando estruturas e práticas que excluem pessoas do bem comum, e optando por práticas que afirmam a dignidade humana e o direito de toda pessoa, em particular aos vulneráveis e marginalizados”.
Com alegria convidamos as comunidades e instituições com vínculo confessional com a IECLB para celebrar o Dia Nacional da Diaconia e para dar graças pelos 30 anos de atuação da Coordenação de Diaconia. Sim, a Coordenação de Diaconia da IECLB foi instalada em julho de 1988 e completa três décadas de atuação. Sua criação foi motivada pelas necessidades das comunidades, tendo ela a atribuição de coordenar, articular e acompanhar a tarefa diaconal, inerente ao Evangelho de Jesus Cristo.
Desejamos uma boa celebração e um bom estudo sob as bênçãos de Deus.
Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey
Coordenadora de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão
Secretaria da Ação Comunitária da IECLB