AGRICULTURA E A INFLUÊNCIA DA LUA
[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]
O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Por volta de 1970, com o fortalecimento da agricultura orgânica em vários países da Europa, um grupo de pesquisadores decidiu estudar a influência lunar sobre a agricultura – plantas e animais –. Os resultados desses estudos comprovam que as duas regras mais comuns que aparecem nos calendário não têm nada de misterioso, e funcionam.
Na Lua Minguante plantamos ou semeamos o que vai crescer debaixo da terra, como cenouras, beterrabas, cebola, alho, batatas e mandioca.
Na Lua Crescente plantamos ou semeamos o que cresce acima da terra, como o feijão, milho, trigo, soja, frutas, alface e tomates.
Nestas duas fases da lua temos um aproveitamento correto da luminosidade lunar. Essa luminosidade, embora menos intensa que a do sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes.
Dois exemplos:
O tomate e a lua crescente – a grande luminosidade lunar influencia positivamente a germinação do tomateiro, favorecendo o desenvolvimento de flores e frutos. Os tomates semeados antes da lua cheia são mais produtivos.
A cebola e a lua minguante – para fortalecer as raízes, o plantio deve ocorrer no período de menor luminosidade lunar. As cebolas semeadas durante a lua crescente têm folhagem abundante, mas não formam bulbo.
As plantas respondem de forma diferente de acordo com a influência lunar, e você pode entender melhor a indicação do plantio de acordo com as quatro fases da lua:
No período de lua nova, a seiva se concentra no caule e nas raízes. Neste período, é indicado plantar plantas medicinais, cortar lenha e realizar a cobertura de galinhas.
Na lua crescente, a seiva flui em direção às folhas, favorecendo o plantio de árvores, frutas, grãos e flores. Podemos também enxertar, transplantar, semear e colher legumes e raízes.
Na lua cheia, a seiva está distribuída em toda a planta, por isso, não devemos fazer podas. Mas é a melhor fase para a colheita dos frutos, pois contêm o máximo de seiva e estão mais suculentos.
Na lua minguante, a seiva reflui em direção ao caule e às raízes. Nessa fase, podemos cortar bambus e madeiras que devem durar para a fabricação de móveis, implementos e cercas, pois ficam menos suscetíveis ao ataque de cupins. Também é o período podar, adubar, castrar animais e ainda colher sementes e grãos, que ficam mais resistentes a pragas e ao apodrecimento precoce.
Esperamos que você possa usar esses conhecimentos para melhorar sua produção. Até o próximo programa!
Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br