ADL - 40 anos de história
Rodolfo Gaede Neto
Até aqui me trouxe Deus. Esta frase do conhecido hino diz o que a Família ADL sente e quer confessar ao se lembrar de seu 402 aniversário. É a Deus que devemos esta caminhada, pois guiou-me com bondade; ele amparou os passos meus com graça e fieldade (Amalia Juliane, 1637 - 1706).
Foi no dia 22 de fevereiro de 1956 que teve início o trabalho de formação diaconal, no distrito de Serra Pelada, município de Afonso Cláudio, Espírito Santo. O pastor Artur Schmidt e sua esposa Käthe, catequista, fundaram, junto à sede da Paróquia de Serra Pelada, a Escola Bíblica Evangélico-Luterana do Espírito Santo, com um grupo de 12 alunos. O objetivo era conduzir jovens a Jesus Cristo, fortalecê-los na fé, despertar-lhes o amor pelo serviço na Igreja para que mais tarde pudessem servir ao seu Senhor na comunidade, num autêntico espírito diaconal-missionário.
O pastor Artur Schmidt agiu a partir das necessidades concretas sentidas no dia-a-dia das comunidades. As diversas e sérias carências na vida comunitária davam-lhe a certeza de que a formação de ajudantes de comunidade não podia mais esperar. Criou-se para isto um curso de dois anos. Aos líderes comunitários que demonstravam persistência no serviço e se sentiam chamados para o serviço diaconal efetivo oferecia-se a possibilidade da continuação dos estudos num curso de formação diaconal. Desde o início esta instituição também acolheu e preparou jovens para o estudo no Instituto Pré-Teológico e na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, bem como oportunizou a muitos deles o ingresso em cursos seculares. O início foi feito com recursos muito limitados. A velha casa pastoral serviu de sede; como espaço para as aulas foi usada a antiga escola da comunidade; e o paiol foi ajeitado como dormitório dos rapazes.
O ano de 1960 tem, para a história da diaconia na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, um significado muito importante: dá-se oficialmente início à diaconia masculina, com a fundação da Ordem Caritativa dos Diáconos Evangélico-Luteranos no Brasil (Das Evangelisch — Lutherische Brüderhaus in Brasilien). A Instituição de Serra Pelada torna-se a primeira casa de formação de diáconos na IECLB; a formação é complementada em Rummelsberg, na Alemanha.
Em 1964, a instituição é registrada como Fundação Diacônica Luterana - FDL. Em 1968, é inaugurado o prédio próprio na Vila de Serra Pelada. Em 1979, com novos estatutos, o nome passa a ser o atual Associação Diacônica Luterana - ADL.
Em seus 40 anos de história, aproximadamente 750 jovens já passaram pela ADL. Muitos destes e muitas destas estão engajados e engajadas como voluntários e voluntárias em suas comunidades; ao lado, exercem suas profissões. Há também aqueles e aquelas que assumiram profissionalmente um ministério na Igreja ou em instituições/projetos apoiados pela Igreja: mais de 40 trabalham atualmente como obreiros e obreiras diaconais (filiados à Comunhão de Obreiros Diaconais); o mesmo número é alcançado pela soma de pastores, estudantes de teologia e catequistas da IECLB, que são ex-alunos e ex-alunas da ADL.
O curso diaconal oferecido hoje pela ADL é de nível de 2° grau e tem a duração de três anos; o internato abriga até 65 moças e rapazes.
Com a decisão do 18° Concílio Geral da IECLB, em 1990, pela ordenação ao ministério diaconal, a formação diaconal recebe um novo impulso. Como instituição de formação diaconal, a ADL sente alegria em servir numa Igreja que sabe reconhecer e valorizar o ministério do serviço aos pequeninos irmãos e pequeninas irmãs de Jesus (Mt 25.31-46).
Gratos aos irmãos e às irmãs que dão o seu apoio a esta obra, voltamos às palavras do velho hino, para pedir: Ajuda no porvir, Senhor, com teu poder me guia; revela o teu eterno amor em dor e em alegria, confessarei até morrer: Por Cristo, ó Deus, me hás de valer! Somente em ti confio!
O autor é pastor da IECLB e Diretor-geral da ADL e reside em Serra Pelada, ES
Voltar para o índice do Anuário Evangélico 1996