Pessoas com Deficiência



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2784

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na IECLB

28/08/2014

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na IECLB

“... porque sem mim, nada podeis fazer...” João 15.5

Um galho sem árvore, morre. Uma árvore sem raízes na terra, morre. Um eletrodoméstico sem energia elétrica, não funciona. Gente sem Jesus não vive bem e não “funciona” direito.

A perfeição humana não é a saúde plena nem sua funcionalidade no sentido de servir para alguma coisa. Há gente saudável fisicamente, mas doente emocional e espiritualmente. Lidar com deficiências físicas é procurar enxergar além das aparências, é ver o valor que o ser humano tem independentemente do que é capaz de fazer, que seu valor é dado por Deus e não medido por convenções humanas.

Mesmo que o corpo seja deficiente, o amor deve ser sempre eficiente através da fé! Muitas coisas na vida nos tornam limitados, mas a fé ativa no amor nos capacita para encarar qualquer desafio. A limitação não é um fim em si mesma, mas uma imposição para uma nova atitude, um recomeço, uma reinvenção. Isso é difícil e, por vezes, doloroso, mas não impossível.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na IECLB desafia as nossas comunidades a refletir a partir das limitações e criar e recriar maneiras para a comunhão. Nossas comunidades não podem negar as deficiências, disfarçá-las ou excluí-las, mas precisam conviver com elas a partir da fé e na perspectiva do amor. Inclusão é verificar se todos os ramos estão aderidos devidamente, se estão sendo abastecidos e crescendo, se não há quebras e podas impostas, se não há perdas e como garantir a adesão e novos brotos.

Saber que pertencemos a Cristo é consolador para lidar positivamente com as deficiências e encorajador para superar o medo e o preconceito. Somos ramos unidos à videira, que é Jesus Cristo, e somos alimentados pela fé. Independente do aspecto ou tamanho do ramo o essencial é que ele esteja ligado à videira. Estar ligado à videira é ter acesso à vida. “Sem mim nada podeis fazer” nos afirma Jesus. É com Cristo que as deficiências serão encaradas com o olhar do cuidado e não da discriminação. As comunidades não podem podar ramos que não se encaixem em seus padrões próprios, mas devem manter todos os ramos ligados à videira. Deus quer vida e vida em abundância e nós devemos manter essa vida nutrindo todos os ramos.

Somos todos ramos dependentes da videira, somos todos dependentes de Jesus Cristo. Essa dependência é nossa força porque é algo que vem até nós e nos abastece com o que precisamos. Há ramos que vão produzir frutos, outros flores, outros sombra, enfim, o que importa não são os resultados, mas o pertencer à videira. A gente só funciona bem e se enxerga direito unidos a Cristo. Que a fé nos dê essa sabedoria para fazer das deficiências oportunidade de destacar o pertencimento como força para a superação e aprendizado para a convivência!

Pastor Samuel Gausmann – Três de Maio
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br