A borboleta é a marca do trabalho na área da pessoa com deficiência porque ela é um símbolo de transformação. Primeiro vem a lagarta que se encolhe em um casulo e só depois se transforma em borboleta. Para a borboleta sair do casulo precisa fazer muita força e dizem que é com esta força que ela fortalece as asas para voar. Pois, se alguém abrir o casulo para ajudá-la, ela não fará todo o processo e não terá forças suficientes para voar.
Assim também a pessoa com deficiência passa por um processo de transformação para conviver com sua deficiência. A pessoa com deficiência, sua família, amigos e amigas precisam descobrir meios de viver neste mundo com pouca acessibilidade. E, assim como no caso da borboleta, a pessoa com deficiência não espera que façamos tudo para e por ela, mas com ela.
A borboleta colorida nos lembra de que a criação de Deus também é marcada pela diversidade, onde cada pessoa tem dons e limitações. Desta forma, também as pessoas com deficiência são um grupo marcado pela diversidade: elas não são um grupo homogêneo que tem os mesmos dons e as mesmas necessidades de acessibilidade. Por exemplo, quando uma comunidade constrói uma rampa, ela possibilita acesso para pessoas cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, mas não podemos dizer que ela seja uma comunidade totalmente acessível, pois, para pessoas surdas e cegas, são necessários outros recursos de acessibilidade.
Tanto a borboleta quanto a forma como a palavra “inclusão” estão no logotipo nos sugerem pensar em movimento. Este movimento é impulsionado pela fé cristã. O trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência tem como ponto de partida o exemplo de Jesus Cristo que acolhe, vai ao encontro, dá voz e vez a todas as pessoas que estão excluídas e proporciona transformação.
Este movimento também representa que o trabalho da IECLB quer ir além da comunidade cristã e ser um testemunho cristão para a sociedade, apoiando e promovendo ações. Também é um movimento inverso, ou seja, a sociedade, com suas experiências e reflexões, fornece informação e formação para fortalecer o trabalho na IECLB.