
Nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2014, na Pousada Betânia, em Curitiba-PR, ocorreu o 7º Curso de Preparação para Mentores e Mentoras do Período Prático com vistas ao Ministério Ordenado na IECLB. Estiveram presentes no encontro quinze Ministros e Ministras da IECLB que tiveram a oportunidade de refletir sobre a tarefa de mentorear candidatos e candidatas ao Ministério Ordenado na IECLB. Através dos Ministros e Ministras participantes, estiveram representados os Sínodos: Espírito Santo a Belém, Sudeste, Paranapanema, Norte Catarinense, Centro-Sul Catarinense, Planalto Rio-Grandense, Nordeste Gaúcho, Rio dos Sinos e Sul-Rio-Grandense.
O programa teve início na terça-feira, com uma meditação trazida pelo Pastor Sinodal Jorge Schieferdecker, do Sínodo Paranapanema. O qual, a partir de Atos dos Apóstolos 17.22-33, abordou a complexidade do exercício do Ministério em um mundo plurireligioso. Após, a Cat. Haidi Drebes, Secretária de Habilitação ao Ministério, apresentou um histórico do Período Prático na IECLB e seus objetivos.
Na terça-feira à tarde e na quarta de manhã, a Sra. Gudrun Piper Schmidt, graduada em Administração e Pós-graduada em Gestão em Psicologia Organizacional, tratou sobre o Planejamento e a Avaliação no Período Prático. Gudrun enfatizou a importância do projeto de atividades para o respectivo período, visando o aproveitamento e a realização de uma avaliação coerente.
A Profª. Ma. Talita Raquel de Oliveira, Mestra em Gestão de Pessoas e professora na UNISINOS, abordou o tema “Mentoria e Feedback”, na tarde de quarta-feira. A partir da exposição teórica e de dinâmicas, refletiu-se sobre a importância do feedback e da relação sincera entre mentor/a e mentoreado/a.
Na manhã do último dia do encontro, a Psicóloga e Consultora em Psicologia Organizacional, Sra. Leila Cristine Klin trouxe a reflexão sobre a responsabilidade e as condições pessoais para o exercício da mentoria, abordando a importância do preparo do/a mentor/a para o bom acompanhamento do/a candidato/a, a fim de alcançar uma relação de confiança e crescimento.
Na noite de terça-feira, o grupo teve a oportunidade de assistir ao filme “Encontrando Forrester”, que apresenta uma história de confiança e crescimento mútuo que a experiência da mentoria pode propiciar para as partes envolvidas.
Ao longo do Encontro, os participantes tiveram a oportunidade de um diálogo com a coordenação do curso, a fim de esclarecer dúvidas e tratar da possibilidade de receber candidatos/as ao ministério em seu Campo de Atividade Ministerial.
O curso foi marcado pela alegria do reencontro entre os colegas de Sínodos distantes, e o clima de parceria, amizade e crescimento mútuo perpassou todo o encontro.