O presente volume de Proclamar Libertação reúne 58 auxílios homiléticos e litúrgicos sobre o Lecionário Comum Revisado da IECLB (ano B). Esta edição se soma, assim, a uma iniciativa que sobrevive ao tempo. Ao longo de quatro décadas e meia, ela procura servir como fonte de inspiração a ministros e ministras, que têm diante de si, a cada semana, a tarefa de auscultar a palavra de Deus revelada na história e de proclamá-la de forma atualizada ao povo de Deus no presente.
Ao abrir as páginas de Proclamar Libertação e deixar-se orientar pelos textos bíblicos sugeridos e pelos impulsos esboçados em suas páginas, ministros e ministras fazem mais: ajudam a formar um sentimento de pertença e uma identidade teológica ao povo que se reúne em nossas igrejas. Em meio à diversidade de contextos, a unidade pode brotar assim de uma fonte comum que irriga a realidade local.
Sabemos que a proclamação da palavra de Deus deixa impressas as marcas do tempo e do espaço. Mais do que nunca, leitores e leitoras haverão de perceber isso nas páginas que seguem, pois elas refletem com frequência o impacto de um flagelo que se abateu sobre a humanidade no período em que estavam sendo escritas. A pandemia da Covid-19 trouxe consequências não apenas para a área da economia e da saúde, mas também para as relações sociais, comunitárias, afetivas, psíquicas e espirituais. De diferentes formas, neste volume se procura entender os sinais conturbados de nosso tempo, em confronto com a palavra a ser proclamada. Nossa gratidão a esses autores e a essas autoras que fizeram esse esforço em meio à perplexidade, desorientação e insensatez que predominam em muitos ambientes. Nossa gratidão igualmente à direção da IECLB, que faz chegar às mãos de ministros e ministras um exemplar deste volume.
Lembramos que datas eventualmente descobertas podem ser supridas com auxílios homiléticos anteriores, disponíveis nos volumes do PL e no portal da IECLB.
Verner Hoefelmann
pelo Conselho Editorial de
Proclamar Libertação
Voltar para índice do Proclamar Libertação 45