Prefácio
Está em suas mãos o volume 44 de Proclamar Libertação, relativo ao calendário litúrgico de 2019/2020. O volume reúne 58 contribuições para o Lecionário Comum Revisado da IECLB (Ano A). Ele oferece informações exegéticas, reflexões homiléticas e subsídios litúrgicos para pregadores e pregadoras que têm diante de si a exigente e desafiadora tarefa de proclamar a palavra de Deus para o nosso tempo e contexto.
Como tem sido praxe nos últimos anos, o volume também oferece subsídios para o Tema e Lema da IECLB de 2020, além de um texto motivador para a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem. Proclamar Libertação soma-se assim aos esforços da direção da IECLB de promover a sintonia de propósitos e a caminhada solidária das paróquias e comunidades que a compõem. Nesse mesmo sentido, cabe-nos agradecer mais uma vez à direção da IECLB pela decisão de presentear ministros e ministras com um exemplar deste volume.
Externamos aqui uma palavra de gratidão a colaboradores e colaboradoras que dedicaram seu tempo e talento para a produção dos auxílios homiléticos. Sem esse precioso e dedicado trabalho, Proclamar Libertação não teria as mínimas condições de sobreviver ao longo das décadas para chegar ao presente volume. Nossa gratidão igualmente a Deus, que por meio de seu Espírito tem animado e inspirado essas pessoas nessa tarefa tão necessária e nobre. Cabe ressaltar que a causa de Proclamar Libertação tem sido levada adiante na expectativa e confiança do profeta: Assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente a semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei (Isaías 55.10-11).
Lembramos, por fim, que eventuais lacunas deste volume podem ser compensadas com a consulta a volumes anteriores. Todo o conteúdo de Proclamar Libertação está disponível no Portal da IECLB (https://www.luteranos.com.br) e pode ser acessado pelo mecanismo de busca do sítio: basta digitar o nome do livro bíblico por extenso, utilizando o padrão de citação adotado (por exemplo, Lucas 10.38-42 ou Lucas 10.1-11,16-20). Muito útil igualmente é o indexador disponível até o volume 44, que reúne em sequência os textos tratados. Para acessar os textos do Antigo Testamento, utilize o link Textos do Antigo Testamento. Para acessar os textos do Novo Testamento, utilize o link Textos do Novo Testamento.
Verner Hoefelmann
Pelo Conselho Editorial de
Proclamar Libertação
Voltar para índice do Proclamar Libertação 44