Apresentação
Aos nossos olhos, o ano corre qual água na cachoeira, mas o Salmo 90.4 nos lembra: Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite. Agradecemos a Deus pela fé, pelo ânimo e pela presença de amor no ano que passou.
Advento anuncia um novo ano e esperamos que seja de um novo tempo. Confiamos no Deus da vida, que a cada dia renova a sua criação. Desejamos viver sempre mais um dia, na esperança da vinda definitiva de Cristo. Ao iniciar o novo ano eclesiástico, colocamos em suas mãos uma nova edição de Proclamar Libertação.
Proclamar Libertação é uma obra iniciada em 1976, com o intuito de trazer “informações exegéticas e ideias criativas para elaboração de prédicas”. O título foi retirado de Lucas 4.18 e “indica um traço próprio da prédica evangélica” (Prefácio do PL I). Proclamar Libertação é esperança antiga do povo de Israel (Isaías 61.1-4) e uma força que nos move no presente. Agradecemos por esta obra abençoada, que completa agora 43 anos.
Hoje são outros 500, costumamos dizer. Novos tempos, mas Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre (Hebreus 13.8). As coisas se tornam mais rápidas e até mais fáceis com as tecnologias, mas entender o contexto parece ser uma tarefa cada vez mais complexa. As doenças são tratadas com remédios cada vez mais fortes, mas a dor da doença e da morte se agudiza. Há muitas mudanças, porém as perguntas existenciais continuam e as adversidades que nos cercam persistem.
Diante dos problemas, das mudanças e de tantas perguntas, a pessoa que prepara a pregação pode ser tomada pela inquietação: o que pregar? Nesta hora, o Espírito Santo de Deus começa a agir. A oração, a leitura bíblica e o auxílio homilético nos moldam e permitem preparar a pregação. A empatia nos move a buscar soluções para os problemas, a indicar respostas para as dúvidas, a anunciar esperança.
Como é gratificante saber que colegas se dedicam a preparar um estudo homilético. No Proclamar Libertação, os estudos não são uniformes, pois cada autora e cada autor refletem a partir da sua perspectiva, do seu contexto. Essa diversidade é uma grande riqueza e um grande impulso para a pregação e para o
serviço na seara do Senhor.
Que o Proclamar Libertação nos acompanhe no ano eclesiástico de 2020 e nos ajude a cumprir com a missão dada por Jesus: Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15). Que Deus abençoe cada pregador e pregadora que anuncia a esperança do reino de Deus.
Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente da IECLB
Voltar para índice do Proclamar Libertação 44