“quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai”. Ditado popular
A partir do PAMI/2008-2012 chegamos à conclusão de que temos a urgente necessidade de darmos três passos:
a) resgatar a VISÃO DE IGREJA que a IECLB tem como base de sua história no Brasil e estabelecida nos documentos normativos;
b) fazer uma análise criteriosa da REALIDADE de nossas comunidades e Igreja:
c) traçar e construir ESTRATÉGIAS para assumir a Missão de Deus como nossa Paixão. Isto tem a ver com o momento presente e com o futuro de nossa Igreja.
O Sínodo promove Seminários de motivação e informação básica sobre as linhas mestras da proposta do PAMI 2008-2012 da IECLB. O objetivo é auxiliar paróquias e comunidades a estruturarem seus Planos de Ação Missionária Participativa e equipar lideranças em processos de planejamento missionário.
Em 2009 foi instituído o Conselho Sinodal de Missão, que coordena os seminários e assumiu a responsabilidade pelo encaminhamento do PAMI. Uma
das ênfases nesta atividade é também a formação de liderança para a atividade missionária nas comunidades. Nota-se nesta iniciativa também um forte sentimento de esperança e alegria do grande número de pessoas que aceitaram a convocação para envolver-se nesta caminhada. É animadora a disponibilidade de lideranças e de ministros/as para assumir esta tarefa, como uma espécie de reflexo da postura do profeta Isaías (6.8b) diante de sua vocação: “Aqui estou eu. Envia-me a mim”.